FenaSaúde: redução de planos de saúde suspensos demonstra empenho do setor

Publicado em 13/11/2014 - 17:35 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Ao comentar a nova suspensão de planos de saúde, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) avaliou que a redução do número de operadoras punidas demonstra empenho do setor em corrigir imperfeições no atendimento. Ao todo, foram suspensos 65 planos de 16 operadoras.

A entidade, que representa mais de 40% do mercado de assistência à saúde, citou iniciativas como levar informação ao consumidor, desenvolver tecnologias e aperfeiçoar o atendimento em call centers e ouvidorias como algumas das ações tomadas pelo setor na tentativa de melhorar a qualidade do atendimento prestado.

Ao citar dados da própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a FenaSaúde destacou que o número absoluto de reclamações de consumidores passou de 8.578, em outubro de 2013, para 4.818, em junho deste ano – uma redução de 50,7%. “Como houve expansão do número de beneficiários, o índice cai a menos da metade”, acrescentou.

Recentemente, a federação lançou a plataforma Plano de Saúde – O que Saber, que inclui, entre outros canais, o Guia do Consumidor, com a finalidade de informar os direitos assegurados pela Lei 9.656/98 e as normas estabelecidas pela ANS. O guia pode ser obtido para download gratuito no site http://www.planodesaudeoquesaber.com.br/.

 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias