Japão ordena abate de mais 37 mil frangos devido a novo surto de gripe aviária

Publicado em 30/12/2014 - 10:35 Por Da Agência Lusa - Tóquio

As autoridades japonesas ordenaram hoje (30) novo abate de 37 mil frangos, após a confirmação de um terceiro surto de gripe aviária no país em menos de um mês.

Testes genéticos confirmaram a presença do tipo H5 do vírus em uma propriedade rural na cidade de Yamaguchi, no Sudoeste da ilha principal de Honshu, depois de o proprietário ter reportado, nessa segunda-feira (29), a morte repentina de cerca de 20 aves, informou o Ministério da Agricultura.

As autoridades iniciaram o abate e solicitaram às propriedades localizadas num raio de 10 quilômetros em torno da propriedade afetada para não transportarem as aves para fora daquela área geográfica.

Medidas idênticas foram tomadas na segunda-feira em Miyazaki, na Ilha de Kyushu, no Sudoeste do país, onde outro surto de gripe aviária foi detectado, obrigando o abate de 42 mil frangos.

Caso anterior, ocorrido em meados do mês,  foi o primeiro a ser detectado desde abril. “Continuaremos a tomar todas as medidas necessárias se forem confirmados outros surtos”, disse hoje o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, em reunião ministerial convocada para discutir o problema.

Últimas notícias