Espanha doará US$ 3,8 mi a agência da ONU após suspensão de ajuda

Informação foi dada pelo chanceler espanhol a parlamentares

Publicado em 05/02/2024 - 11:21 Por Emma Pinedo - Repórter da Reuters - Madri

A Espanha enviará à agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA) ajuda adicional de US$ 3,8 milhões, disse o ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, aos parlamentares nesta segunda-feira (5).

Os principais doadores da UNRWA, incluindo os Estados Unidos e a Alemanha, suspenderam o financiamento depois que surgiram alegações de que cerca de 12 de suas dezenas de milhares de funcionários palestinos eram suspeitos de envolvimento nos ataques de 7 de outubro em Israel pelo Hamas.

"A situação da UNRWA é desesperadora e há sério risco de que suas atividades humanitárias sejam paralisadas em Gaza dentro de algumas semanas", disse Albares.

Madri contribuiu com 18,5 milhões de euros diretamente para a UNRWA em 2023, incluindo 10 milhões de euros aprovados em dezembro após decisão de triplicar o desenvolvimento e a ajuda humanitária nos territórios palestinos.

Na sexta-feira (2), Portugal anunciou ajuda adicional à agência no valor de 1 milhão de euros. O chanceler português, João Cravinho, escreveu na plataforma X que é essencial "não virar as costas para a população palestina neste momento difícil".

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias