Parlamentares da base aliada acreditam em acordo para mudança na LDO

Publicado em 11/11/2014 - 22:32 Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Deputados e senadores da base aliada que se reuniram hoje (11) com o presidente da República em exercício, Michel Temer, acreditam em um acordo que possibilite a aprovação da mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, proposta hoje (11) pelo governo.

Com o tema “meta do superávit” (economia para pagar os juros da dívida), quatro reuniões foram marcadas por Temer na tentativa de construir uma unidade da base aliada. Nos próximos dias, será a vez dos aliados buscarem articulação com a oposição. A expectativa de Temer e de quem participou dos encontros é de que já na próxima semana o projeto seja votado.

No início da noite, parlamentares do PP, PTB, PRB, PCdoB, PDT e PROS disseram a Temer e ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que é possível aprovar o projeto. Mais cedo, foi a vez de lideranças do PT e do PMDB demonstrarem confiança de que não haverá obstáculos. Conversas por telefone também estão sendo feitas pelo governo no intuito de dialogar com toda a base.

De acordo com o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), todos os líderes da base ouvidos até o momento manifestaram compreensão com a necessidade de aprovar o texto proposto pelo governo. “A ideia não é abandonar a busca de um superávit saudável, é de ter o superávit possível e correto para este ano e retomar questões que ampliem o superávit para o ano que vem”, disse, complementando que não é objetivo do governo voltar a adotar essa estratégia nos próximos anos.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) destacou que o seu partido vai apoiar a proposta. “Acho que esse problema do resultado primário não pode ser um dogma. No momento em que você teve uma queda de arrecadação, não tinha outro caminho. O governo estava certo”, disse. “Acredito que vai ser uma grande vitória, afinal nós estamos concordando que o superávit pode ser superado com essa medida que foi enviada para o Congresso”, disse o senador Gim Argello (PTB-DF), na saída de um dos encontros.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias