Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Publicado em 23/04/2024 - 16:47 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a previsão de o Congresso analisar os vetos presidenciais, nesta quarta-feira (24), o presidente Lula voltou a defender que sejam mantidas as chamadas “saidinhas” temporárias do sistema prisional. 

A declaração foi nesta terça-feira (23), durante um café da manhã em que o presidente recebeu jornalistas, no Palácio do Planalto. Para Lula, a divergência política é normal, na relação com o Congresso Nacional, mas a situação é de “tranquilidade na relação” entre os dois poderes. 

Ainda sobre o Congresso, Lula disse que já está pronto o texto a ser enviado ao legislativo, para regulamentar a reforma tributária. Ele defendeu que seja mantido o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP, como relator da proposta, já que o parlamentar relatou a reforma aprovada no ano passado.  

Durante o café da manhã, Lula respondeu perguntas da imprensa, sobre diversos assuntos. Segundo ele, é preciso pensar mais no povo e menos no mercado.  

Durante a fala de abertura do evento, o presidente destacou a importância da concessão de créditos, para o crescimento da economia brasileira, como o programa Acredita, lançado na segunda-feira. Lula foi taxativo ao dizer que está convencido do crescimento do país.  

Com docentes e servidores de 25 universidades federais em greve pelo país, o presidente Lula reforçou que o governo está em negociação pelas demandas das categorias.

A quase três meses das eleições presidenciais na Venezuela, Lula voltou a defender um processo democrático no país, pela volta da normalidade.  

Ainda durante o papo com os jornalistas, Lula negou as especulações sobre trocas de ministros. De acordo com ele, não há nenhuma previsão de reforma no governo, até o momento. Ele também negou a existência de crise institucional na Petrobras.  

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

Execução de políticas públicas para povos indígenas teve queda em 2023

Apesar do orçamento autorizado inicialmente ter sido 25% maior, a execução financeira do órgão ao longo do ano foi de cerca de R$ 590 milhões, enquanto que em 2022 ficou em pouco mais de R$ 666 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Deputado é o 1º parlamentar condenado por violência política de gênero

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta que chuvas no RS podem piorar no fim de semana

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu 30 alertas vermelhos com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 31 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

As chuvas intensas dos próximos dias podem provocar a maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam no país

Aumentaram principalmente as infecções pelo vírus da influenza e sincicial respiratório

Baixar arquivo
Esportes

Vela do Brasil terá 12 atletas nos Jogos Olímpicos de Paris

A confirmação foi dada pela Confederação Brasileira de Vela na noite desta quinta-feira (2)

Baixar arquivo