Conheça Saint Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”

Published on 29/06/2015 - 07:30 By Apresentação Carmen Lúcia, Narrador Dilson Santa Fé - Brasília

É muito simples: “só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

 

Ele ficou famoso com a fábula “O Pequeno Príncipe”, lançada em 1943. Antoine de Saint Exupéry nasceu no dia 29 de junho de 1900.

 

O autor de um dos mais famosos best-sellers do pós-guerra, nasceu em  Lyon, na França. Terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe, Antoine teve uma infância tranquila apesar de ter perdido o pai aos quatro anos. A mãe assumiu a educação dos cinco filhos e foi a mãe quem o incentivou a escrever contos e prosas.

 

Primeiro, Antoine estudou no tradicional colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix, fundado pelos Padres da Santa Cruz em 1856, em Paris. Mas, com o início da primeira guerra mundial, em 1914,  Antoine e o irmão François foram estudar no colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça. Ficaram por lá por três anos.

 

De volta à França, ao fazer um passeio de avião com um amigo, se apaixonou por aviação. Primeiro tentou entrar para a Escola Naval, mas foi reprovado. Só, aos 21 anos, foi admitido no Segundo Regimento de Estrasburgo, onde conseguiu a licença para piloto. 

 

Trabalhou para a companhia Latécoére onde ajudou a implantar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico Sul. Em uma dessas viagens publicou o primeiro livro, “Correio do Sul”, em 1929.

 

Mesmo apaixonado por aviação, Antoine Saint Exupéry não deixou de lado a literatura. Escreveu várias obras sempre usando elementos da aviação e de guerra. Entre elas, “O Aviador” e “Voo Noturno”. Trabalhou ainda como repórter em Paris.

 

Na primeira fase da segunda guerra mundial, foi para a Força Aérea dos Estados Unidos. Fazia voos de reconhecimento para os aliados. E foi nos Estados Unidos, em 1943, que escreveu o livro mais famoso: “O Pequeno Príncipe”.

 

- “Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa”.

 

Cheio de simbolismos, o livro conta a história de um piloto de avião que sofre um acidente e cai no deserto do Saara. Ele precisava consertar a sua máquina em poucos dias, antes que o estoque de água acabasse. Perdido no deserto, o piloto se surpreende ao encontrar um garoto, o Pequeno Príncipe. Aos poucos, descobre a fabulosa história do menino.

 

- “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”.

 

O Pequeno Príncipe sugere ao leitor o quanto podem ser equivocados nossos julgamentos e como  podem nos levar à solidão.

 

- “Aqueles que passam por nós,
não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós."

 

O livro vendeu mais de 80 milhões de exemplares no mundo todo e foi traduzido para 180 línguas.

 

E a história foi parar nas telas do cinema. A primeira adaptação foi feita em 1974. E para os fãs do Pequeno Príncipe uma boa notícia: Em agosto estreia nas telonas do Brasil a versão animada, dirigida pelo americano Mark Osborne.

 

Saint-Exupéry morreu num acidente de avião em missão secreta na África em 31 de julho de 1944 durante a segunda guerra mundial. Seu corpo nunca foi encontrado. Os restos do avião foram achados em 2004.

Últimas notícias
Cultura

Bienal do Livro de SP começa com 716 autores e 3,5 milhões de livros

A 27ª bienal internacional do livro de São Paulo começou nesta sexta-feira  na capital paulista. Nos próximos dez dias, mais de duas mil horas de programação levarão 716 autores ao Anhembi, na zona norte de São Paulo.

Baixar arquivo
Allgemein

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Politik

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Sport

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Sport

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo