logo Agência Brasil
Cultura

Conceição Evaristo é a homenageada na Festa Literária das Periferias

A escritora mineira é um dos maiores nomes da literatura brasileira
Baixar
Solimar Luz
21/11/2024 - 13:39
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 20/07/2023 - A escritora Conceição Evaristo lança a Casa Escrevivência, um espaço aberto ao público com biblioteca, no Largo da Prainha. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

A escritora Conceição Evaristo será a homenageada da Festa Literária das Periferias em 2025. Será a primeira vez que festival homenageará uma autora em vida.

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em 29 de novembro de 1946, na favela do Pindura Saia, em Belo Horizonte (MG).

A escritora, de 77, anos só começou a publicar depois dos 40 anos. Recebeu diversos prêmios e homenagens ao longo da carreira. Em 2019, foi a grande homenageada do  Prêmio Jabuti, como personalidade literária. Em 2023, foi agraciada com o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano. A primeira publicação de Conceição Evaristo foi lançada em 1990, na série Cadernos Negros.

Conceição Evaristo se tornou a primeira mulher negra a tomar posse na Academia Mineira de Letras. Ela disputou a vaga com outros cinco candidatos e recebeu 30 de um total de 34 votos.

A Festa Literária das Periferias será entre 20 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. De acordo com os organizadores do evento, a escolha do nome de Conceição Evaristo reforça o compromisso da Flup “com a valorização e fortalecimento de vozes ativas e transformadoras”.