A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.
Baixar arquivoMedida vai até 30 de junho, e inclui a capital, Recife. O estado de calamidade significa que os gestores não precisam respeitar os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para despesas com pessoal, empenho e endividamento. São dispensadas também licitações para a compra de insumos e serviços para o combate à Covid-19.
Baixar arquivoA decisão foi anunciada na quinta-feira (14) e entrou em vigor nesta sexta-feira (15) a partir das 4h da manhã no Reino Unido, 1h da manhã no Brasil. A restrição foi imposta em função da nova variante do coronavírus que foi confirmada em Manaus.
Baixar arquivoQuadro piorou em uma semana, quando havia 18 regiões com maior risco. Agora, apenas cinco regiões apresentam risco moderado de infecção pelo novo coronavírus: Complexo do Alemão, Jacarezinho, Maré, Rocinha e Realengo.
Baixar arquivoDecreto do governador, Helder Barbalho, ampliou as restrições, incluindo o acesso terrestre. Antes, já estava proibida a entrada de amazonenses pelas hidrovias. Agora, só entram no Pará veículos e embarcações com cargas ou passageiros que comprovem que estão se deslocando para realizar atividades essenciais.
Baixar arquivo