A Anvisa informou nessa segunda-feira que as duas equipes da agência que vão à Rússia verificar o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação da vacina Sputnik V irão viajar juntas. No fim da semana passada, a Anvisa divulgou que seriam duas inspeções, em datas diferentes.
Baixar arquivoUm estudo do Instituto Butantan sugere que a vacina Coronavac pode oferecer mais proteção se a segunda dose for aplicada em um intervalo maior de dias. Agora, um novo resultado mostra que a eficácia global pode chegar a 62,3% se a segunda dose for aplicada em um intervalo de até 28 dias. O diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, explicou o resultado SONORA 1 Outra dado levantado pelos pesquisadores mostra que a vacina tem uma eficácia que pode variar entre 83,7 e 100% para o chamados casos moderados, que exigem assistência médica, mas que não chegam a agravar a ponto de necessitar de UTI. A média é melhor que a anunciada inicialmente para esses casos. Os primeiros resultados apontavam para uma eficácia que não chegava a 78%. Os novos dados de eficácia estão em um artigo enviado para a revista científica The Lancet nesse domingo. A revista é uma das mais reconhecidas publicações científicas do mundo. A CoronaVac responde por cerca de 90% das vacinas que vêm sendo aplicadas no Brasil por meio do PNI, o Plano Nacional de Imunizações. DA RN, EM SP, EG
Baixar arquivoAumentar a segurança e diminuir as taxas de infecção nos hospitais do SUS, esse é o objetivo do programa "Saúde em Nossas Mãos". Criada em 2017, a iniciativa conseguiu evitar 7.674 casos de infecções relacionadas à assistência à saúde em 116 hospitais públicos do país.
Baixar arquivoO consumo de açaí pode ser a causa recente de casos da doença de Chagas no interior do Amazonas. Três pessoas da mesma família, incluindo uma criança, contraíram a doença. A Fundação de Vigilância em Saúde do estado investiga os casos que podem ser um alerta para surto da doença.
Baixar arquivoA vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro está prevista para começar nesta quarta-feira. No âmbito nacional, a campanha começou nesta segunda. Isso por que as 500 mil doses ainda estão sendo distribuídas e o governo do estado decidiu priorizar a entrega das vacinas contra a covid-19.
Baixar arquivo