MPF já abriu 190 procedimentos relativos a queimadas e incêndios

Published on 13/09/2024 - 09:42 By Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Entre 2023 e 2024, MPF abriu mais de 190 procedimentos extrajudiciais envolvendo mudanças climáticas, incêndios florestais e queimadas, além de atuar em ações civis públicas e acompanhar inquéritos policiais. Algumas dessas atuações foram em conjunto com os Ministérios Públicos estaduais.

O balanço judicial e extrajudicial relacionado às mudanças climáticas e queimadas foi apresentado em uma reunião promovida pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público.

Segundo a coordenadora da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF, Luiza Frischeisen, em Rondônia, por favor, para o controle imediato dos incêndios florestais, foram recomendadas à União, ao governo do estado e à prefeitura de Porto Velho, a criação, com urgência, de um Protocolo Emergencial Multifásico Gradual para lidar com a situação da poluição do ar  no estado.

Foi proposta ainda uma ação civil pública para cobrar da União a contratação de 450 brigadistas, com equipamentos de proteção individual e de combate ao fogo, além de duas viaturas.

Já no Pará, o MPF apresentou recentemente outras duas ações civis públicas para que a Justiça Federal determine, com urgência, que a União e o Estado implementem um plano emergencial de atendimento às principais áreas sujeitas às queimadas e seus graves impactos socioambientais sobre povos e comunidades tradicionais no estado. 

Cobrou também dos órgãos públicos competentes providências urgentes para a prevenção e o combate a queimadas em terras indígenas no Pará e em Mato Grosso do Sul.

O MPF tem participado de reuniões e audiências públicas no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal para discutir medidas emergenciais contra incêndios no Pantanal e na Amazônia Legal.

Edition: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Sicurezza

PF prende militar suspeito de operar drones lançadores de granadas

Operação da Polícia Federal combate o uso de aeronaves remotamente pilotadas por criminosos contra forças de segurança, facções rivais e milicianos.  

Baixar arquivo
Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional de Brasilia

Polícia Federal investiga causas das queimadas. 700 hectares de mata já foram destruídos. O fogo ainda não foi controlado. 

Baixar arquivo
Ambiente

Estiagem prejudica nível dos rios no Amazonas

Governo realiza Operação Estiagem para socorrer comunidades ribeirinhas. As ações incluem distribuição de cestas básicas, Unidades Básicas de Saúde da Família Fluviais e estocagem de merenda escolar. 

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus: mercado eleva crescimento de 2,96% da economia em 2024

A  projeção para a Selic, a taxa básica de juros, depois da alta na semana passada, ficou em 11,25%.

Baixar arquivo
Cultura

Conasamba reafirma luta em defesa do carnaval e das escolas de samba

Continuar a luta em defesa do Carnaval e das escolas de samba. Esse foi o compromisso firmado por representantes das entidades carnavalescas de todo o país, reunidos durante três dias em Florianópolis, Santa Catarina.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré do Maranhão é reconhecido como manifestação cultural

O culto a Nossa Senhora de Nazaré começou em São Luís, no Maranhão, há 30 anos, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras.

Baixar arquivo