Usina Nuclear Angra 1 recebe licença para operar por mais 20 anos
![Divulgação/ Angra 1 da Eletronuclear Angra 1 da Eletronuclear](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A licença de operação da usina Angra 1 pela Eletronuclear foi renovada por mais 20 anos. O prazo vai até dezembro de 2044. A autorização foi dada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, órgão federal que regula a atividade nuclear no país. Serão investidos R$ 3,2 bilhões entre 2023 e 2027.
O pedido de renovação da licença foi feito no início de 2019, período em que se iniciou também o processo de extensão da vida útil da usina, localizada no Rio de Janeiro. A empresa criou um grupo de trabalho para cumprir todas as exigências do órgão regulador e realizar a modernização necessária. A atual licença de 40 anos termina em 23 de dezembro deste ano.
Com 640 megawatts de potência, Angra 1, a primeira usina nuclear brasileira, gera energia suficiente para suprir uma cidade de 2 milhões de habitantes. A usina é vizinha de Angra 2, que tem potência de 1.350 megawatts e produz energia desde 2001. A licença de Angra 2 é válida inicialmente até 2041.
Entre os projetos prioritários da Eletronuclear também está a retomada da construção de Angra 3, que depende de decisão do Conselho Nacional de Política Energética.
*Com informações da Agência Brasil
![Divulgação/ Angra 1 da Eletronuclear Angra 1 da Eletronuclear](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação MPT trabalho escravo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu looks on as he addresses a joint meeting of Congress at the U.S. Capitol in Washington, U.S., July 24, 2024. Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/ICMBio Parque Nacional de Jericoacoara](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Ribeiro/CBF Caso Robinho - Pela decisão do STJ Robinho pode ser preso a qualquer momento para que cumpra pena na unidade prisional mais próxima de sua residência, em Santos (SP). Foto: Rafael Ribeiro/CBF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Ipojuca (PE) 01/11/2024 – As unidades de hidrotratametno de diesel e de geração de hidrogênio da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), da Petrobras, trabalham para reduzir os teores de enxofre e componentes instáveis no combustível. O Trem 1 da RNEST vai passar por](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)