Tiro com arco dos Jogos Mundiais Militares tem integração entre atletas com e sem deficiência

Jogos Mundiais Militares

Publicado em 23/10/2019 - 21:50 Por Igor Santos - Wuhan (China)

No tiro com arco, competições de duplas mistas são comuns, mas geralmente disputadas por um homem e uma mulher sem deficiência. Nos Jogos Mundiais Militares de Wuhan foi diferente. E isso pegou até os próprios atletas de surpresa.

 

“Então, eu peguei meu ônibus de meio-dia, fui para a vila. Cheguei na vila, peguei lá minha comida apimentada, sentei, e aí chegou uma mensagem do major, nosso superior. Ele falou assim: Marcus, vem correndo porque você que vai atirar no misto. Então, o nosso treino foi um aquecimento valendo a prova, já. E depois a gente foi avançando, chegamos na ‘semi’, e na ‘semi’ ganhamos na flecha da morte também”.

 

O parceiro do Marcus Vinicius, no caso, foi o sargento Juan Urrejola. A prova foi pioneira. Uniu atletas com e sem deficiência. Um acidente com um morteiro há 31 anos atingiu as pernas do Juan, e ele precisa de um suporte pra conseguir manter o equilíbrio e andar.

 

Depois de entrar no esporte paralímpico pela porta do vôlei sentado, em 2015, ele acabou conhecendo o tiro com arco, e estreou logo nos Jogos Mundiais Militares do mesmo ano, na Coreia do Sul.

 

Dessa vez, o desafio foi ainda maior. Acompanhar um atleta de ponta e encarar do outro lado, na grande final, uma dupla formada por um campeão olímpico e outro forte atleta paralímpico, os dois da Itália. Na chamada flecha da morte, Marcus Vinicius desempatou a disputa e garantiu o ouro para o Brasil.

 

À primeira vista, parece que essa prova por equipes mistas consiste simplesmente em juntar as notas dos dois atletas. Mas pra ir bem nela, os brasileiros precisaram de mais algumas qualidades.

 

Na vida, Juan é o mais experiente, com 50 anos. No tiro com arco, é Marcus Vinicius, de 21, quem tem mais a passar. Eles tiveram que achar um equilíbrio.

 

“Simplesmente a tranquilidade que ele passou pra mim. ali na hora ele era o experiente da questão”.

 

“ele ensinou muito a como passar o conhecimento. Eu tenho conhecimento, eu sabia, afinal eu já estive várias vezes no campo de finais, mas eu não sabia se eu sabia passar. E aí deu certo, eu consegui passar essa tranquilidade, consegui passar essa confiança pra ele, essa grandeza”.


Agora, Marcus Vinicius também pode começar a mostrar como é participar de uma Olimpíada. A sede do Juan pra estrear em uma Paralimpíada é grande.

 

“O nível é bem alto pra conseguir uma vaga paralímpica, principalmente no Brasil. Nós temos excelentes atletas, ne, espalhados pelo brasil. E é uma competição dura. Mas vontade todos nós temos, e pra isso precisamos correr atrás e treinar”.

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo