São Silvestre: especialista alerta para cuidados com o preparo físico antes e depois da corrida

São Silvestre

Publicado em 30/12/2019 - 07:58 Por Nelson Lin - São Paulo

Falta pouco para o início da São Silvestre, a corrida de rua mais tradicional do Brasil.

 

A prova será nesta terça-feira, 31 de dezembro, com percurso de 15 km. E para não prejudicar a saúde, especialistas alertam que os atletas amadores precisam ficar atentos aos cuidados com a preparação.

 

O treinador da equipe de corrida de Tatuí, no interior do estado, Eronilde dos Santos, lembra que, para participar de uma maratona é preciso um planejamento anual, com treinos regulares.

 

Sobre a alimentação poucas horas antes da prova, a dica do treinador é que o atleta não saia de sua rotina de alimentação normal.

 

E cada um se prepara como pode. Adriana da Silva, que participa pela primeira vez da São Silvestre, mas já participou de outras corridas de rua, conta como é a preparação na véspera da largada.

 

E a aposentada Cecília Cristina Dantas, que já participou de 14 edições da prova, falou qual é a rotina dela pouco antes da corrida começar:  aquecimento, alongamento e alimentação.

 

A São Silvestre começa às 7h25 da manhã na categoria cadeirante. Em seguida, as 7h40 será a vez da largada do pelotão feminino. E às 8h05 será dada a largada do pelotão de elite masculino.

 

Últimas notícias
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo