Comitê Olímpico Internacional divulga diretrizes para eventos durante a pandemia

Pandemia

Publicado em 06/05/2020 - 15:08 Por Rafael Monteiro - Rio de Janeiro

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta quarta-feira (6), um documento elaborado em conjunto com o Departamento Médico Científico da entidade e diversas organizações esportivas, com objetivo de complementar as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em relação à pandemia do novo coronavírus.

 

O material aborda diversos pontos para a preparação de competições desportivas e ficará disponível para consulta pelos responsáveis por futuros eventos.


Entre vários itens, a publicação explica que as características de cada campeonato determina um menor ou maior risco de contágio, para isso deverão ser analisados diversos aspectos, como o grau de contato físico do esporte, o tamanho do torneio, o ambiente, interno ou externo, inclusive as instalações onde será realizado.

 

O tiro com arco, tiro e algumas provas de atletismo são apontados, como exemplos, de atividades que apresentam menos perigo, porém devem seguir os conselhos de distanciamento entre atletas, técnicos e espectadores.


Outro item abordado é relacionado a todos os envolvidos nos evento, os competidores são identificados como o grupo com maior facilidade de controle, diferente do público, portanto deverá ser considerada a alternativa de disputas sem torcedores.

 

Aqueles identificados como vulneráveis, podem ser aconselhados a não comparecer aos locais de jogos, já os indivíduos com alguma enfermidade não deverão acompanhar o evento de forma presencial. O espectador no momento que comprar o ingresso, terá o assento marcado, respeitando o distanciamento de pelo menos 1 metro entre uma pessoa e outra.


A organização da competição também deverá viabilizar a disponibilidade de locais para lavagem de mãos, contendo álcool em gel e produtos de higiene. Além disso, arenas e estádios terão que reservar local para isolar pessoas identificadas com sintomas do coronavírus e fornecer informações para mitigar o risco de contágio da doença.


Além do acompanhamento diário do estado de saúde de todos os atletas pelos departamentos médicos, os itens pessoais utilizados por eles, como garrafas de água, toalhas, sabões, entre outros, não deverão ser compartilhados. O uso de saunas, apertos de mão, abraços, e até mesmo levar as mãos ao próprio rosto, é recomendado que se evite.

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo