A Federação Internacional de Vôlei deve anunciar nos próximos dias o cancelamento da edição 2020 da Liga das Nações de Vôlei devido a pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada pelos conselheiros da entidade devido ao número de casos da doença que ainda assolam o mundo.
A competição começaria no dia 13 de março, mas não chegou a ser realizada. As finais da liga estavam marcadas, no masculino, para Itália, epicentro da Covid-19 na Europa, e no feminino, para China, país onde começou a pandemia.
Com a decisão, a Challengers Cup, campeonato que dá acesso à liga das nações, também deve ser cancelada. Com o adiamento dos jogos olímpicos para o ano que vem e o cancelamento dos torneios internacionais, as seleções de vôlei não devem mais ter campeonatos em 2020, o que prejudica na observação e preparação visando Tóquio 2020.
A entidade responsável pelo vôlei mundial vai observar o cenário da pandemia pelo mundo e analisar caso a caso, possíveis amistosos. Mas hoje, esse assunto entre os conselheiros é unânime: por enquanto a bola não sobe nas quadras em eventos chancelados pela federação.