Times do Rio de Janeiro anunciam volta parcial das atividades

Rio de Janeiro

Publicado em 25/05/2020 - 12:41 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Clubes de futebol do Rio de Janeiro vão retomar as atividades de fisioterapia e reabilitação muscular dos atletas mas, por enquanto, sem treinos coletivos. As informações foram divulgadas depois de uma reunião, neste domingo (24), entre o prefeito Marcelo Crivella e dirigentes da Federação de Futebol, a Ferj, e de 14 clubes da série A do campeonato estadual. O Fluminense e o Botafogo, no entanto, optaram por não participar do encontro e mantêm a postura de não retomar atividades nesse momento.

 

Segundo a prefeitura, ficou estabelecido que os clubes adotarão o protocolo de segurança contra o coronavírus e uma data para volta das partidas sem torcida será estudada em novas reuniões. Crivella prometeu levar a questão ao comitê científico que assessora a prefeitura na definição de medidas relativas à crise sanitária.

 

A FERJ também divulgou uma nota sobre o encontro,, destacando que o protocolo chamado de Jogo Seguro de retorno aos treinamentos, elaborado pela equipe médica da federação, foi classificado na reunião como irrepreensível. A federação aposta ainda na volta das partidas sem torcida em meados de junho e afirma que até lá os clubes devem progredir passo a passo com fase de avaliação clínica, testes físicos, exercícios de reabilitação dos efeitos da inatividade muscular e atividades de recuperação da capacidade laborativa dos atletas.

 

A projeção da  FERJ, no entanto, esbarra no posicionamento de dois dos grandes clubes do Rio. O Fluminense divulgou uma nota sobre a ausência na reunião afirmando que não recebeu convite formal da prefeitura do Rio e apenas uma comunicação via whatsapp da própria FERJ sem informações sobre os temas que seriam tratados.

 

Dessa forma, o clube disse que preferiu ficar apenas em observação e que mantem a decisão de somente voltar ao futebol quando as autoridades de saúde emitirem parecer respaldado pela comunidade científica autorizando a volta dos treinos presenciais e jogos, com indicações claras de procedimentos e normas. O Fluminense reafirma ainda seu respeito à independência das decisões tomadas por outros clubes e pontua que se coloca, de forma solidária, à disposição para os debates em torno do tema, desde que se deem no ambiente da ciência.

 

Em um tom ainda mais incisivo contra qualquer retorno de atividades nesse momento, o presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej, afirmou, pelas redes sociais,  que a posição do clube sobre o tema é cristalina e que seria desnecessário e até incoerente expor a diretoria aos riscos de participar da reunião. Ele reafirmou que o clube considera não ser o momento de retorno dos treinos presenciais e que o futebol é um instrumento de altíssimo impacto e repercussão social e que passar essa imagem no auge da crise, de aumento de mortes, é estar em desconexão com a realidade. Segundo o presidente, seria desumano com os atletas, comissão técnica e familiares qualquer retorno, e que o papel do clube é direcionar a consciência coletiva no sentido de que o momento é de ficar em casa.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo