Plano São Paulo faz times com mando de campo disputarem partidas longe de casa na volta do Paulistão
Inter de Limeira e Oeste na Arena Corinthians? Guarani e São Paulo na Vila Belmiro? Com a restrição de locais autorizados a receberem partidas de futebol em São Paulo, devido à pandemia do novo coronavírus, a tabela com as rodadas finais da primeira fase do Campeonato Paulista tem cenários inusitados.
A condição dada pelo governo do estado de São Paulo à Federação Paulista de Futebol (FPF) para a volta da competição, a partir da próxima quarta-feira (22), é realizar partidas somente em cidades que estejam, ao menos, na fase amarela do Plano São Paulo - que é o projeto para flexibilização da quarentena. O Plano tem cinco etapas: quanto mais avançada, menor a restrição.
Até o momento, somente a cidade de São Paulo, a maior parte da região metropolitana da capital, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira se encontram na fase amarela, que é a terceira das etapas.
Apenas Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Oeste (Barueri) e Água Santa (Diadema) poderão realizar as partidas em seus estádios nas duas rodadas que fecham a primeira parte do torneio - o Santo André também teria a condição, mas o estádio local é utilizado como hospital de campanha. A presença de público está vetada.
Os demais times terão que atuar longe de casa, mesmo quando mandantes. O Ituano, por exemplo, faz o jogo que marca a volta do futebol paulista contra a Ferroviária, no Canindé, casa da Portuguesa. A Ponte Preta, sem poder jogar em Campinas, receberá o Novorizontino na Arena Barueri. E o que dizer de Botafogo e Guarani? A equipe de Ribeirão Preto mandará a partida do próximo dia 23, uma quinta-feira, em São Bernardo do Campo, a mais de 330 quilômetros de sua cidade.
Na última rodada, em seis dos oito jogos, os clubes mandantes estarão longe de casa. Como o Plano São Paulo é reanalisado a cada 14 dias, a nova revisão, a princípio, será no dia 24, uma sexta-feira, valendo a partir do dia 27, uma segunda. Dois dias depois, portanto dia 29, começa o mata-mata do Estadual.
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 11/12/2023 – A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 31/12/2024 – Customização de armas de fogo e treinamento em um clube de tiro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)