As ladeiras, igrejas e seminários da pernambucana Olinda já estão sendo tomadas por instrumentistas, cantores e estudantes de música do mundo todo. De hoje (4) até domingo ocorre o MIMO, maior festival gratuito de música instrumental do país, que chega à décima primeira edição.
Neste ano, o MIMO está sendo realizado, em datas diferentes, em quatro cidades: além de Olinda, também Ouro Preto, Tiradentes e Paraty receberão as 50 atrações nacionais e internacionais do festival de música. O destaque desta edição é o pianista norte-americano Chick Corea, um veterano do jazz e um dos instrumentistas mais influentes de sua geração. Mas também haverá concertos de músicos suíços, Jamaicanos, franceses, indianos e escoceses, num interessante painel da diversidade de ritmos e culturas do mundo. Dentro das atrações nacionais, um dos destaques de Olinda é a cantora e compositora paulistana Renata Rosa que mora na cidade pernambucana e pesquisa a música local há muitos anos.
Além dessa intensa programação musical, um dos diferenciais do festival MIMO é a Etapa Educativa. Ao longo da última década, mais de 16 mil alunos foram beneficiados com oficinas, cursos e palestras gratuitos. Há também duas mostras de cinema, somente com filmes que tratam de temas musicais. Neste ano, o festival recebeu mais de 150 inscrições e foram selecionados 21 filmes, num árduo trabalho de curadoria, como lembra a coordenadora da mostra, Rejane Zilles.
“Foi mesmo. Nesse ano, a gente recebeu uma quantidade muito grande. Boas produções, o que é muito legal. Porque também o festival de cinema tem esse papel de refletir a produção brasileira do momento. Então, esse número grande de inscrições também indica que a cinematografia nesse recorte dedicado à música cresceu muito no Brasil”, afirmou.
É possível acompanhar toda a programação do festival de música MIMO no site www.mimo.art.br.