Professores contam no Festival de Brasília como utilizam o cinema em sala de aula

Publicado em 19/09/2014 - 09:12 Por Jacqueline Pontevedra, Rádio Cultura FM Brasília - Brasília

Com a realização da 47ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a tônica da programação cultural da cidade é a Sétima Arte.  Nesse contexto, o cinema reafirma-se também como uma ferramenta didática para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem. Aqui no DF, professores de diferentes disciplinas já realizam a exibição de filmes em sala de aula de maneira sistematizada. Seja ficção ou documentário, curta ou longa-metragem, as opções de atividades são variadas. Sobre isso, o professor de sociologia Luis Ottavio enfatiza.

 

E para conferir as diferentes possibilidades didáticas dos filmes nacionais, estudantes e professores estão assistindo as produções que integram a programação do festival de brasília. Há dez anos, a professora de história Eunice Rodrigues prestigia o evento.  Sobre isso, ela destaca. 

 

Quem também enfatiza a importância da utilização de obras nacionais em sala de aula é o restaurador Fabio Fraccarolli, que se empenhou em eternizar digitalmente o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha – que é o grande homenageado do Festival de Cinema de Brasília.

 

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo