Dia do Hino Nacional é celebrado há 184 anos

Publicado em 13/04/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

O Brasil comemora hoje o dia do Hino Nacional. A data foi escolhida porque foi no dia 13 de abril de 1831 que a música composta em 1822 pelo professor e maestro Francisco Manuel da Silva foi executada pela primeira vez em público. Foi na despedida de dom Pedro I que voltava para Portugal, deixando o trono para o filho.

A letra, de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, celebrava a liberdade do Brasil. Neste período, foi batizado como Hino ao Sete de Abril - data da abdicação do imperador.

A música se tornou bastante popular. Mas o povo não adotou a letra e cantava o hino com versos próprios. Havia diversas versões, todas relacionadas à monarquia.


Em 1841, com a coroação de Dom Pedro II, a letra do hino foi trocada e passou a ser considerada como o Hino Nacional Brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal.

 

Em 1889, com a Proclamação da República, foi aberto um concurso para eleger o novo hino. Mas a canção vencedora não foi aceita pelo povo.


A recusa levou o presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca a oficializar o hino antigo, de Francisco Manuel da Silva, como Hino Nacional Brasileiro.


Durante quase um século, o Hino Nacional foi executado sem ter, oficialmente, uma letra. As tentativas de acrescentar um texto à música não vingaram. Segundo os historiadores, os versos não eram bons: os primeiros, carregados de ressentimentos, insultavam os portugueses; os outros pecavam pelas bajulações ao soberano reinante.



Em 1909, um novo concurso foi aberto para escolher uma letra para o Hino. O Poema vencedor foi de Joaquim Osório Duque Estrada. A composição foi comprada pelo então presidente Epitácio Pessoa, por meio de um decreto de agosto de 1922.


A oficialização do Hino Nacional, por lei, no entanto, só aconteceu em setembro de 1971. O hino adquirido por Epitácio Pessoa permanece até hoje.


O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais. De acordo com a lei, durante a execução, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio.

Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.


Desde o dia 22 de setembro de 2009, o Hino Nacional tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Pelo menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

 

(áudio atualizado em 13/04/15 às 10h47)
 

Últimas notícias
Segurança

Violência policial poderá ser denunciada via ouvidoria do CNMP

As manifestações poderão ser feitas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional do Ministério Público e suas redes sociais institucionais.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 em São Paulo

O alerta da Fiocruz se baseia no último Boletim InfoGripe, que aponta um aumento acentuado de internações por casos de covid-19, principalmente no estado de São Paulo, onde o número de casos cresceu 36% entre julho e agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Farmácia Viva, da UFRRJ, cultiva plantas para produzir fitoterápicos

O objetivo é que a população de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tenha acesso a medicamentos fitoterápicos e possa usá-los com a assistência de profissionais de saúde. São mais de 35 espécies plantadas na fazenda Nossa Senhora do Amparo.

Baixar arquivo
Justiça

Gustavo Metropolo é condenado por racismo na FGV

Em março de 2018, Gustavo fez uma postagem no Whatsapp dizendo que "encontrou no fumódromo um escravo, e que o dono deveria buscá-lo".

Baixar arquivo
Educação

Oito doutorandos indígenas vão fazer intercâmbio na França

O programa Guatá de bolsas de mobilidade é iniciativa da Embaixada da França no Brasil que seleciona estudantes indígenas para o intercâmbio de seis a dez meses em universidades do país europeu.

Baixar arquivo
Saúde

RJ sedia primeira Conferência dos Institutos de Saúde do G20

O objetivo é debater prevenção, resposta, colaboração e financiamento para atuais e futuras emergências sanitárias, além de formas de apoiar as prioridades do bloco econômico. 

Baixar arquivo