História Hoje: Há 51 anos morria a escritora Cecília Meireles

Publicado em 09/11/2015 - 07:30 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há 51 anos morreu um dos mais belos talentos da literatura brasileira, Cecília Meireles, a pastora de nuvens. Carioca do bairro da Tijuca, zona norte do Rio de janeiro, teve a infância marcada pela dor e solidão. Ficou órfã de mãe muito cedo e acabou sendo criada por sua avó materna, Dona Jacinta. O interesse pela literatura despertou prematuramente na vida daquela menina. Aos 9 anos, começou a escrever poesias; aos 18, Cecília publicou o primeiro livro: “Espectro” - uma coleção de 17 sonetos.

 

Ela se casou em 1922 com Fernando Correia, um artista plástico português. Com ele, teve suas “Três Marias”: Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda. O marido cometeu suicídio 13 anos depois. Cecília voltou a se casar cinco anos mais tarde com o professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo.

 

As duas grandes paixões de Cecília Meireles eram a educação e a poesia. Além de ser especialista em educação primária, ela deu aulas de literatura na universidade do Rio de Janeiro. Cecília adorava viajar. Por dois lugares tinha um carinho especial: Portugal e Índia. O Oriente ocupa um lugar central na geografia poética de Cecília Meireles, com uma dedicação amorosa à paisagem humana da Índia. O livro “Os Poemas”, escrito na Índia, foi a primeira coletânea de poeta brasileiro editada naquele país. Cecília Meireles foi também a primeira mulher a ter um livro premiado pela Academia Brasileira de Letras com a obra “A Viagem”. Ela morreu de câncer, aos 63 anos, no entardecer do dia 9 de novembro de 1964.

 

Alterado às 09h03 para correção de informação

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo