História Hoje: Saiba como Luciano Pavarotti começou carreira de tenor

Publicado em 12/10/2016 - 06:00 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília

Há 81 anos nascia em Módena, Itália, Luciano Pavarotti,  tenor que popularizou a Ópera no Mundo inteiro.

 

Filho de Fernando Pavarotti, um padeiro e tenor amador e de Adele Venturi, funcionária de uma fábrica de cigarros, Luciano Pavarotti começou sua carreira em pequenas casas de ópera regionais, estreando em abril de 1961.

 

Em 1963, se apresentava na Ópera Estatal de Viena, na Áustria. Naquele ano, cantou também no Royal Opera House, Covent Garden, em Londres.

 

Nos Estados Unidos, Pavarotti fez sua primeira apresentação em 1965, na Grande Ópera de Miami, cantando em Lucia di Lammemoor, de Gaetano Donizetti, ao lado da soprano Joan Sutherland.

 

O tenor, indicado para apresentar o papel principal, ficou doente. Como Sutherland já havia feito uma turnê com o jovem Pavarotti, acreditava que ele estaria familiarizado com o papel.

 

Em seguida,  Pavarotti voltou à Itália, onde estreou no famoso palco do teatro La Scala de Milão, revivendo a famosa produção La Bohème, de Franco Zeffirelli.

 

Sete anos depois, Pavarotti volta a se apresentar nos Estados Unidos, em uma produção de La fille Du Régiment, no Metropolitan Opera House, em Nova Iorque, onde levou o público ao delírio. Ao final da apresentação, voltou 17 vezes ao palco para agradecer os aplausos.

 

A fama mundial alcançou Pavarotti em 1990, quando cantou Nessun Dorma, ária da ópera Turandot, de Giacomo Puccini, que se transformou na música tema da Copa do Mundo da Fifa de 1990.

 

Em seguida veio um grande sucesso popular, com o primeiro concerto de Os Três Tenores, no encerramento da Copa do Mundo, em Roma. O CD, com Pavarotti, ao lado de Plácido Domingos e José Carreras, considerados então as maiores vozes masculinas da música sinfônica, foi a gravação erudita mais vendida na história.

 

Na década de 1990, Pavarotti apareceu em muitos concertos ao ar livre, cantando para 150 mil pessoas, no Hyde Park, em Londres, para mais de 500 mil no Central Park, em Nova Iorque, e na Torre Eiffel, em Paris, onde foi assistido por mais de 300 mil expectadores.

 

Seguindo o concerto original, Os Três Tenores apresentaram-se nas Copas do Mundo de 1994, em Los Angeles, 1998 em Paris e 2002 em Yokohama.

 

Luciano Pavarotti morreu em 2007, em sua cidade natal, vítima de câncer no pâncreas.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Texto que autoriza cannabis no Brasil enfrenta obstrução na Câmara

O projeto de lei que autoriza o cultivo da cannabis no Brasil enfrenta obstrução de parlamentares contrários à medida na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (18). O texto em discussão autoriza o cultivo da planta da maconha para fins medicinais, veterinários, científicos e

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras disputam etapa da Copa do Mundo de Canoagem na Rússia

A segunda etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade será na Rússia de 21 e 25 de maio.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: Prefeitura do Rio começa vacinação de duas faixas por dia

O calendário de vacinação contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro tem uma novidade: a partir desta terça-feira (18), o cronograma, que é dividido por idade, começou a imunizar duas faixas etárias por dia.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiros vencem prova de preparação para os Jogos Olímpicos nos EUA

Durante preparação para os Jogos Olímpicos, quatro atletas brasileiros venceram as suas provas na Califórnia (Estados Unidos). A disputa foi na Azusa Pacific University.

Baixar arquivo
Saúde

60% não sabem a diferença entre genéricos e medicamentos de referência

Quase 60% da população não sabem a diferença entre um medicamento de referência e o genérico, segundo uma pesquisa do Ibope. E, com isso, muitas vezes quando a pessoa chega à drogaria com a receita do médico, os atendentes costumam recomendar um genérico ou similar.

Baixar arquivo
Geral

Rei do Baião é homenageado hoje na Semana Nacional dos Museus

A Semana Nacional dos Museus prossegue nesta terça-feira (18) com programação online. Um dos destaques, em São Paulo, é uma mesa redonda para falar sobre o rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Baixar arquivo