Há 81 anos nascia em Módena, Itália, Luciano Pavarotti, tenor que popularizou a Ópera no Mundo inteiro.
Filho de Fernando Pavarotti, um padeiro e tenor amador e de Adele Venturi, funcionária de uma fábrica de cigarros, Luciano Pavarotti começou sua carreira em pequenas casas de ópera regionais, estreando em abril de 1961.
Em 1963, se apresentava na Ópera Estatal de Viena, na Áustria. Naquele ano, cantou também no Royal Opera House, Covent Garden, em Londres.
Nos Estados Unidos, Pavarotti fez sua primeira apresentação em 1965, na Grande Ópera de Miami, cantando em Lucia di Lammemoor, de Gaetano Donizetti, ao lado da soprano Joan Sutherland.
O tenor, indicado para apresentar o papel principal, ficou doente. Como Sutherland já havia feito uma turnê com o jovem Pavarotti, acreditava que ele estaria familiarizado com o papel.
Em seguida, Pavarotti voltou à Itália, onde estreou no famoso palco do teatro La Scala de Milão, revivendo a famosa produção La Bohème, de Franco Zeffirelli.
Sete anos depois, Pavarotti volta a se apresentar nos Estados Unidos, em uma produção de La fille Du Régiment, no Metropolitan Opera House, em Nova Iorque, onde levou o público ao delírio. Ao final da apresentação, voltou 17 vezes ao palco para agradecer os aplausos.
A fama mundial alcançou Pavarotti em 1990, quando cantou Nessun Dorma, ária da ópera Turandot, de Giacomo Puccini, que se transformou na música tema da Copa do Mundo da Fifa de 1990.
Em seguida veio um grande sucesso popular, com o primeiro concerto de Os Três Tenores, no encerramento da Copa do Mundo, em Roma. O CD, com Pavarotti, ao lado de Plácido Domingos e José Carreras, considerados então as maiores vozes masculinas da música sinfônica, foi a gravação erudita mais vendida na história.
Na década de 1990, Pavarotti apareceu em muitos concertos ao ar livre, cantando para 150 mil pessoas, no Hyde Park, em Londres, para mais de 500 mil no Central Park, em Nova Iorque, e na Torre Eiffel, em Paris, onde foi assistido por mais de 300 mil expectadores.
Seguindo o concerto original, Os Três Tenores apresentaram-se nas Copas do Mundo de 1994, em Los Angeles, 1998 em Paris e 2002 em Yokohama.
Luciano Pavarotti morreu em 2007, em sua cidade natal, vítima de câncer no pâncreas.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.