História Hoje: Érico Veríssimo morria há 41 anos deixando vasta obra literária

História Hoje

Publicado em 28/11/2016 - 06:00 Por Apresentação Patrícia Leite - Brasília

Um dos maiores escritores brasileiros, Érico veríssimo nasceu na cidade gaúcha de Cruz Alta, no dia 17 de dezembro de 1905. Começou a escrever ainda adolescente e aos 24 anos alguns de seus contos já estavam sendo publicados em importantes jornais de Porto Alegre.


Três anos depois, em 1932, Érico Veríssimo estreou no mercado editorial com uma coletânea de contos. Era seu primeiro livro chamado “Fantoches”. No ano seguinte, foi lançado seu primeiro romance “Clarissa”, que inauguraria uma trajetória de sucesso editorial. 


A carreira literária de Érico Veríssimo é recheada de 36 obras – entre contos, romances, memórias e narrativas infanto-juvenis e de viagens. Entre essas obras está a trilogia “O Tempo e o Vento” (o continente, o retrato e o arquipélago), escrita durante 15 anos, entre 1947 e 1962.


Ele tinha a intenção de escrever um único volume, com cerca de 800 páginas, no prazo de três anos, mas a obra resultou em um romance épico sobre 200 anos de história do Brasil e do Rio Grande do Sul.


Érico Veríssimo é um dos autores brasileiros mais conhecidos no exterior. Suas obras foram traduzidas em mais de 15 idiomas. Convidado pelo departamento de estado americano, ele chegou a lecionar literatura brasileira na Universidade da Califórnia, em Berkeley.


Veríssimo morou nos Estados Unidos por duas vezes. Dessa experiência surgiram novos livros - como o romance “O Senhor Embaixador”, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 1965. 


Anos depois, já no Brasil, Érico Veríssimo começou a escrever sua autobiografia “Solo de Clarineta”. O primeiro volume de suas memórias foi publicado em 1973.


Já o segundo volume não chegou a ser finalizado, tampouco o novo romance que  se chamaria “A hora do Sétimo Anjo”.


Érico veríssimo não teve tempo. Na noite do dia 28 de novembro de 1975, em porto alegre, ele morreu vítima de infarto, às vésperas de completar 70 anos.


A segunda parte da sua autobiografia “Solo de Clarineta” foi lançada em edição póstuma, em 1976, organizada pelo professor de literatura Flávio Loureiro Chaves.


Érico Veríssimo era casado com Mafalda Halfen Volpe. Tiveram dois filhos, Clarissa e Luiz Fernando, e seis netos. A casa onde ele nasceu, em Cruz Alta, foi transformada em museu em 1969.

Pesquisa e Redação: Cátia Rodrigues
Sonoplastia: Messias Melo

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo