Diversidade é uma das principais características do Carnaval de Manaus

Folia

Publicado em 24/02/2017 - 09:57 Por Bianca Paiva - Manaus

Blocos e bandas de rua, desfile de escolas de samba, bailes, concursos de fantasias. Em Manaus, não faltam opções para quem gosta de curtir o Carnaval.


A diversidade é umas das principais características da folia na cidade. E a estudante Dianne Vilaço, de 23 anos, costuma aproveitar tudo. 


Os primeiros registros de Carnaval em Manaus são do século 19 e desde então a festa vem ganhando cada vez mais espaço na cidade, inclusive atraindo turistas de outros estados e países, de acordo com Márcio Braz, diretor de Cultura da Manauscult, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos. 


Uma das grandes atrações do Carnaval de Manaus é o desfile das escolas de samba, uma tradição que começou nos anos 1940 com a extinta Escola Mista da Praça 14.


Cerca de 30 anos depois, foi fundada a agremiação Vitória Régia, considerada Berço do Samba, a mais antiga da cidade. O atual presidente da escola, Didi Redman, relembra essa época. 


O carnaval de rua em Manaus não para de crescer. Só neste ano, 100 bandas e blocos foram autorizados a animar os foliões da cidade até o dia 12 de março.


Um dos mais conhecidos, é o bloco das Piranhas, que é realizado no sambódromo e está em sua 37ª edição. Pela tradição da festa, os homens se vestem de mulher e vice-versa, como destaca um dos fundadores e atual presidente do bloco, Elizeu Bacelar. 


Os ritmos característicos da região amazônica costumam estar presentes na folia manauara. Porém, neste ano, o governo do Amazonas cancelou o tradicional Carnaboi por causa da crise econômica.


O evento deverá ser realizado em outro formato, no Teatro Amazonas, com shows quinzenais, integrando as comemorações dos 120 anos da casa.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo