Imperatriz Leopoldinense cria polêmica com samba enredo deste ano na Sapucaí

Agronegócio

Publicado em 26/02/2017 - 16:22 Por Maíra Heinen - Brasília

Com uma letra que ressalta rituais indígenas e a luta de populações tradicionais pela preservação das florestas, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, acabou incomodando setores ligados ao agronegócio.


O samba enredo “Xingu, o clamor que vem da Floresta”, provocou manifestações de instituições como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.


A instituição preferiu não conceder entrevistas sobre o assunto, mas publicou nota em que se mostra preocupada com a forma como a escola contextualizou a apresentação deste ano.


Também critica as fantasias que, segundo a federação, abordam negativamente aspectos da produção agrícola, como a ocupação das terras e a utilização de agrotóxicos.


O samba enredo da Imperatriz Leopoldinense chegou a ser assunto de discursos no plenário do Senado. Cidinho Santos, senador do PR de Mato Grosso, disse que a escola faz grave ataque ao agronegócio.


Já a coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, defende a Imperatriz. Para ela, manifestações contrárias ao enredo querem ocultar a atuação de muitos agropecuaristas no país.


A agremiação também se defendeu. No site oficial, publicou nota em que ressalta o comprometimento em dar voz à diversidade. A escola destacou que este ano vai mostrar a rica contribuição dos povos indígenas do Xingu à cultura brasileira, além de construir uma mensagem de preservação e respeito à biodiversidade.


A direção da Imperatriz destacou que o desfile, de responsabilidade do carnavalesco Cahê Rodrigues, foi alvo de campanha difamatória ao divulgar algumas das fantasias que denunciavam o uso irresponsável de agrotóxicos.


A Imperatriz Leopoldinense é considerada uma das mais tradicionais escolas de samba do carnaval carioca, com quase 60 anos de fundação e oito vezes campeã no Grupo Especial. Neste domingo (26), ela será a terceira escola a se apresentar na Sapucaí.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo