Pisos táteis ou que vibram são opções de acessibilidade no Rock in Rio

Rock in Rio

Publicado em 16/09/2017 - 09:24 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O acesso de pessoas com necessidades especiais traz novidades no maior festival de rock do país, que acontece no Parque Olímpico da Barra, zona oeste carioca.

 

Em parceria com o Detran, a promessa da organização do Rock In Rio é que pessoas com deficiência - seja físicos, auditivos, intelectuais – e também gestantes, idosos, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida e obesos contem com um atendimento diferenciado.

 

De acordo com o Detran, esse público terá à disposição duas grandes plataformas com segurança e conforto, que darão boa visibilidade das atrações: uma em frente ao palco Mundo e outra próxima ao palco Sunset.

 

Já os deficientes auditivos contarão com um espaço exclusivo, o Sinta o Som, que traz um piso que vibra com os sons graves das caixas de som. Pisos e mapas tátil também facilitarão a locomoção dos deficientes visuais.

 

As pessoas com necessidades especiais ainda contarão com estacionamento exclusivo e gratuito. Para isso, devem apresentar o cartão de estacionamento especial ou então um laudo médico comprovando a lesão.

 

Será oferecido transporte com vans adaptadas e exclusivas saindo do Shopping Metropolitano e do terminal olímpico do BRT, em direção às entradas do festival. Dentro da Cidade do Rock, estarão disponíveis nove carrinhos para atender a este público, assim como 10 banheiros acessíveis; dois deles nas plataformas de visibilidade para os shows.

 

Os cadeirantes que tiverem problemas com suas cadeiras de rodas poderão fazer reparos na oficina montada para essas emergências. O local ficará aberto durante todo o festival para corrigir danos que possam ocorrer durante o evento. Também haverá empréstimo de cadeiras de rodas. E, durante o festival, o Detran vai abrir inscrições gratuitas para o programa Cidadania sobre Rodas, voltado para condutores deficientes físicos e auditivos interessados em obter a primeira habilitação.

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo