A desigualdade de gênero e raça é uma realidade na maioria dos setores produtivos no Brasil. Mas quando se fala do audiovisual ela chega ao ponto de uma parcela da população ser inexistente.
De acordo com um estudo feito pela Ancine no ano de 2016 nenhuma mulher negra dirigiu, roteirizou ou foi responsável pela produção executiva de nenhum longa metragem exibido comercialmente.
Homens negros na direção foram apenas 3 , o mesmo número nos roteiros e na produção executiva e a realidade atrás das telas não muda muito quando se analisa o resultado, já que em mais de 70% das produções os atores negros não ocuparam nem 20% dos papéis principais.
A atriz Kenia Maria acredita que essa disparidade contribui para a construção do imaginário público que ainda vê pessoas negras como subalternas.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília, DF 31/01/2024 Tenda de acolhimento e atendimento para casos suspeitos de dengue na cidade de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil sala de aula](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![nuzeee/Pixabay Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada. Foto: nuzeee/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil IMPOSTO DE RENDA, Declaração IRPF 2019](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)