Desvendando Hilda Hilst: homenageada da Flip revisitada por gerações diferentes

Cultura

Publicado em 24/07/2018 - 19:46 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O amor, a morte, Deus, a transcedência. Temas que de uma forma ou de outra inquietam toda a humanidade são a matéria-prima da produção de Hilda Hilst, a escritora paulistana de Jaú.

 

Hilda, que morreu em 2004 aos 74 anos, é a homenageada desta 16ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que começa na próxima quarta-feira (25). Na programação do evento, várias autoras e autores dialogam com a obra da homenageada, como explica a curadora da Flip Josélia Aguiar.

 

Josélia destaca que o reconhecimento de Hilda, que além de poesia, também escreveu ficção, crônicas e peças de teatro, chegou tarde. A escrita mais complexa e a independência de Hilda em relação aos grupos literários da época estão entre as hipóteses para o pouco conhecimento de sua obra enquanto ela ainda vivia.

 

A escritora optou por morar sozinha a partir de 1996, na chamada Casa do Sol, uma chácara em Campinas. Josélia destaca que cada vez mais a obra de Hilda vem sendo estudada nas universidades e ainda há muito o que se publicar sobre ela.  A curadora da Flip dá dicas para quem quer conhecer a produção.

 

A Flip vai até o dia 29 de julho. A festa reúne 33 autoras e autores convidados em 19 atividades principais e mais de uma centena nos eventos paralelos promovidos pela organização do evento e por parceiros e independentes. Em 2017, Paraty recebeu 25 mil pessoas para a festa.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo