logo Radioagência Nacional
Cultura

Seminário em 95 propôs transferência do acervo do Museu Nacional; prédio seria usado para exposições

Cultura
Baixar
Raquel Júnia
05/09/2018 - 16:13
Rio de Janeiro

Em 1995, os pesquisadores do Museu Nacional realizaram um seminário internacional que definiu um plano diretor com a transferência das atividades administrativas e dos laboratórios de pesquisa e coleções para outros prédios.

 

O plano incluia ainda a adequação do prédio histórico, que já foi residência da família real portuguesa, em um espaço destinado apenas a exposições. O planejamento, entretanto, nunca chegou a ser concluído por falta de recursos, como explica o diretor administrativo do museu, Wagner Martins.

 

Os prédios construídos no Horto Botânico, também na Quinta da Boa Vista, seguindo esse planejamento abrigaram as coleções de botânica, de vertebrados e a biblioteca principal do museu.

 

Segundo o diretor,  inúmeras outras obras foram sendo feitas aos poucos, como a da parte elétrica e da fachada do prédio. Com os recursos garantidos junto ao BNDES , cerca de  R$ 21 bilhões, cuja primeira parcela estava prevista para ser depositada em outubro deste ano, a universidade daria continuidade às adequações previstas no plano diretor.

x