Na Trilha da História: Clube da Esquina, uma das maiores contribuições de Minas Gerais para a MPB

Na Trilha da História

Publicado em 11/03/2019 - 11:39 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e começa agora mais uma versão reduzida do Na Trilha da História!

 

Hoje nós vamos falar sobre o Clube da Esquina, uma das maiores contribuições de Minas Gerais para a Música Popular Brasileira. É difícil definir o significado de Clube da Esquina.

 

Não é uma banda, não é um movimento musical, não é um disco. Talvez, pudéssemos classifica-lo como um encontro. Um encontro de rapazes com um talento especial para a poesia e para a melodia. Milton Nascimento, Márcio Borges, Lô Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant são alguns desses garotos.

 

Dois discos foram lançados na década de 70 com o nome de Clube da Esquina, o primeiro em 1972 e o segundo em 1978. Mas as músicas associadas ao grupo de amigos mineiros não ficaram restritas a esses dois álbuns. Neste episódio especial do Na Trilha da História, nosso convidado é Lô Borges. Eu, Lidiane Léllis e Lelo Nirvana batemos um papo com o Lô no programa Espaço Arte, da Nacional FM Brasília. Vamos ouvir um trechinho da entrevista!

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz além da entrevista na íntegra com o Lô Borges, as músicas mais marcantes do Clube da Esquina. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo