Escritora negra Tula Pilar morre em São Paulo; legado de poesia e rimas

Cultura Negra

Publicado em 12/04/2019 - 19:33 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Morreu nessa quinta-feira, em Taboão da Serra, na grande São Paulo, a escritora Tula Pilar, conhecida como uma Carolina de Jesus da poesia. Tula Pilar sempre gostou de escrever. Um hábito que não costumava agradar os patrões quando era empregada doméstica. Ela falou sobre isso para a série documental Empoderadas:

 

Sonora: "Aí ela leu assim e falou: quem, escreveu isso? Eu disse foi eu. Aí ela como assim? Quem te ensinou. Eu falei: ué, eu escrevi. Aí ela ficou assim com uma raiva ela falou assim: você não veio aqui pra ficar escrevendo, aí pegou e rasgou, picou no chão assim, e pisou no tapete, pisou e falou agora vai lá pegar a vassoura e varre e cata. Eu falei ah, tá bom."

 

Menina negra, nascida em Leopoldina, interior de Minas, crescida em uma favela de Belo Horizonte, começou a trabalhar em casa de família aos sete. Com 15 teve sua primeira filha. Foi como doméstica que chegou em São Paulo, com 19 anos, e foi em Taboão da Serra, cidade na periferia da capital paulista, quando já estava na casa dos 30, que descobriu os saraus poéticos. Essa memória ela deixou registrada no Museu da Pessoa.

 

Sonora: "Eu passava e via assim o povo reunido no microfone e eu chegava meio tímida e pensei que a mulher era professora, um dia eu queria ir nesse microfone."

 

E quando resolveu pegar no microfone, sua história saiu em rimas.

 

Sonora: "Eu escrevi uma poesia que eu falo como eu vim para São Paulo, aí tenho um filho beiçudinho, com dificuldade tô para criar e a minha filha mais velha, a Samanta, moça vai ficar. Vou rimando assim, aí eu leio e as pessoas gostam e eu fico meu será que vão bater palmas pra mim? Todo mundo gostou muito e eu falei nossa."

 

Depois não parou mais. Virou referência, organizou e participou de saraus, comandou vários no centro da capital paulista e se viu no espelho ao descobrir Carolina de Jesus.

 

Sonora: "Se tem gente com fome, dá de comer. Se tem gente com fome, dá de comer. Carolina. Carolina Maria de Jesus, Carolinam a comida minha filha. Vem aqui Carolina catadora. Favela do Canindé, 1956. Carolina Maria de Jesus. Tula Pilar, favela alto do mineiro Belo Horizonte Minas Gerais, 1980."

 

De favela, empregada doméstica, mãe solteira, moradora de rua, Tula virou poeta das quebradas. Não gostava de favela. Mas tinha orgulho da periferia. Dizia que toda negra escritora é Carolina. A menina da favela do Alto do Mineiro rompeu as amarras da língua e publicou o livro “Palavras Inacadêmicas”. Dizia que as palavras eram seu troféu e, os aplausos, sua paga.

 

Sonora: "Sou a garota ousada, o meu cabelo é crespo, a minha pele muito negra. Tem que ser corajosa, persistente e abusada. Carolinas e Dandaras pra ser uma garota ousada... Sempre vou ser ousada, sempre vou ter 29 anos para sempre."

 

Tula morreu nessa quinta-feira aos 49 anos. Segundo a família, ela não se sentiu bem, chegou a ser levada para o pronto socorro em Taboão da Serra, mas teve uma parada cardíaca. Deixou três filhos, entre eles Samantha Pilar, que também participa de saraus como rapper.

 

Os filhos pedem ajuda para custear o funeral e a família continua morando em Taboão da Serra. Na periferia.

Últimas notícias
Internacional

Ator Louis Gossett Jr. morre aos 87 anos nos EUA

Em 1983, Louis Gosset Jr. venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante no filme A Força do Destino. Ele se tornou, na época, o segundo homem negro a ganhar uma estatueta.

Baixar arquivo
Educação

Pré-seleção para lista de espera do Fies começa nesta sexta

A eventual pré-seleção vai ocorrer até 30 de abril, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A escolha observa a modalidade da vaga e a ordem de classificação do candidato.

Baixar arquivo
Geral

DF: fiéis subiram ao Morro da Capelinha para celebrar a fé

A encenação da Paixão de Cristo tem 1.400 voluntários, sendo mais de mil atores que se dividem em 15 cenas no decorrer da subida do morro.

Baixar arquivo
Geral

Quase 12 milhões de pessoas visitaram parques nacionais em 2023

Entre os mais visitados estão o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro; o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e o Parque Nacional de Jericoacora, no Ceará

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo tem 357 mil casos de dengue e 154 mortes pela doença em 2024

O estado de São Paulo tem mais de 357 mil casos de dengue confirmados e contabiliza até agora 154 mortes pela doença, segundo dados mais atualizados do painel da dengue, disponibilizado pela secretaria estadual da saúde.

Baixar arquivo
Cultura

Tradicional encenação da Paixão de Cristo deve reunir mais de 40 mil

O espetáculo em Santana do Parnaíba, na região oeste da grande São Paulo, teve início nessa quinta-feira (28) e vai até este sábado (30) de Aleluia.

Baixar arquivo