Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos falar sobre as origens do Blues. Nosso entrevistado é o jornalista e antropólogo Alexandre Rocha. Ele nos conta que o blues nasceu no sul dos Estados Unidos da mistura de influências africanas e europeias. Os campos de algodão são o berço do estilo musical. Lá, escravos africanos entoavam músicas de trabalho para embalar a colheita. Esses cantos mesclaram-se com a harmonia nos hinos religiosos e a estrutura das baladas europeias.
(Alexandre Rocha)
Por volta de 1865, com o fim da guerra civil e abolição da escravidão, até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, os negros foram progressivamente trocando o campo pelas cidades sulistas. O blues nasceu formalmente como gênero musical nas primeiras décadas do século XX.
(Alexandre Rocha)
No início, os instrumentos ainda eram acústicos e a música era tocada nas horas de folga. As letras representavam uma crônica do cotidiano do negro pobre, num contexto de racismo e de imensa desigualdade social. Depois da primeira guerra, parte dos músicos começou a migrar para o norte dos Estados Unidos, mais tolerante e mais industrial.
(Alexandre Rocha)
Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz além da entrevista na íntegra com o jornalista e antropólogo Alexandre Rocha, vários blues históricos! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!
*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.