Na Trilha da História: Conheça as origens da Segunda Guerra Mundial

Na Trilha da História

Publicado em 30/09/2019 - 13:48 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzoida do Na Trilha da História! Hoje a gente vai falar sobre as origens da Segunda Guerra Mundial e o período entreguerras. Nosso entrevistado é o historiador Bruno Leal, professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília. Ele ensina que nos anos 20 e 30, a humanidade assistiu ao início de várias transformações culturais, políticas e econômicas. Enquanto o jazz dominava os salões, a economia cambaleava e movimentos nazifascistas surgiam. Em 1919, o tratado de Versalhes responsabilizou somente a Alemanha pela Primeira Guerra Mundial.

 

(Bruno Leal)

 

Naquela mesma época, nascia o partido nazista alemão, com um programa nacionalista e contrário aos judeus.

 

(Bruno Leal)

 

O fascismo também já começava a ganhar adeptos na Itália e, num polo ideológico oposto, a revolução bolchevique dava lugar à um socialismo autoritário na União Soviética.

 

(Bruno Leal)

 

Em 1929, a bolsa de Nova York quebrava, dando início à chamada “Grande Depressão”, arrasando ainda mais a economia de países como a Alemanha, que já enfrentava uma crise muito profunda desde a Primeira Guerra. Neste contexto, ganhava poder um austríaco que tinha a ambição de formar um grande império alemão: Adolf Hitler. Um homem que, em setembro de 1939, levou o mundo novamente à guerra.

 

(Bruno Leal)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o historiador Bruno Leal, o gypsy jazz do cigano Django Reinhadt, perseguido durante a ocupação alemã em Paris. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Aqui na Nacional FM o programa é transmitido no sábado, às 11 da manhã, com reprise na quinta, às 10 da noite. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo