Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival de Cinema Filmaê, que promove a premiação de filmes produzidos pelo celular.
O evento, que é composto por mostra competitiva de filmes inéditos, premiação, mostra de filmes internacionais e oficinas, é o único na América Latina com essa proposta.
Em 2018 a primeira edição contou com 123 inscritos de todo o Brasil. Desses, 82 foram selecionados e 45 escolhidos como finalistas.
A condição para participar é simples: ter um celular, um tablet ou uma câmera de ação do tipo GoPro. Os vídeos devem ter de 1 até 15 minutos em qualidade HD ou superior.
Podem se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil há pelo menos dois anos, sem idade mínima.
O produtor executivo do Festival, Guilherme Carvalho, explica algumas das 11 categorias da competição.
“Tem várias categorias: você pode fazer um clipe musical, um documentário, reportagem. A gente tem muito a cara do que está o audiovisual hoje em dia, tanto nas plataformas de vídeo como o Youtube, mas voltado para você fazer o que tem na mão. E a categoria infantil tem um diferencial muito importante: não é filme infantil feito por adulto, é feito por criança”.
Os filmes premiados são escolhidos por uma comissão de seleção, júri oficial e júri popular realizado pelo site, como explica Guilherme Carvalho.
“Depois de assistir os filmes vai abrir para uma votação. Você pode selecionar as categorias técnicas, é pela internet. Um voto por CPF, então o público todo vai poder contemplar os filmes e votar. E um júri especial vai selecionar quais são os melhores filmes por categoria”.
As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de janeiro no site: filmae.com.br. A segunda edição do festival acontece no Espaço Cultural Renato Russo, de 13 a 15 de março de 2020.
*Estagiária sob supervisão de Jéssica Gonçalves