Inscrições abertas para o Filmaê, festival de cinema só de filmes feitos com celular

Filmaê

Publicado em 02/11/2019 - 07:39 Por Letícia Valadares* - Brasília

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival de Cinema Filmaê, que promove a premiação de filmes produzidos pelo celular.


O evento, que é composto por mostra competitiva de filmes inéditos, premiação, mostra de filmes internacionais e oficinas, é o único na América Latina com essa proposta.


Em 2018 a primeira edição contou com 123 inscritos de todo o Brasil. Desses, 82 foram selecionados e 45 escolhidos como finalistas.


A condição para participar é simples: ter um celular, um tablet ou uma câmera de ação do tipo GoPro. Os vídeos devem ter de 1 até 15 minutos em qualidade HD ou superior.

 

Podem se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil há pelo menos dois anos, sem idade mínima.

 

O produtor executivo do Festival, Guilherme Carvalho, explica algumas das 11 categorias da competição.


“Tem várias categorias: você pode fazer um clipe musical, um documentário, reportagem. A gente tem muito a cara do que está o audiovisual hoje em dia, tanto nas plataformas de vídeo como o Youtube, mas voltado para você fazer o que tem na mão. E a categoria infantil tem um diferencial muito importante: não é filme infantil feito por adulto, é feito por criança”.


Os filmes premiados são escolhidos por uma comissão de seleção, júri oficial e júri popular realizado pelo site, como explica Guilherme Carvalho.


“Depois de assistir os filmes vai abrir para uma votação. Você pode selecionar as categorias técnicas, é pela internet. Um voto por CPF, então o público todo vai poder contemplar os filmes e votar. E um júri especial vai selecionar quais são os melhores filmes por categoria”.


As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de janeiro no site: filmae.com.br. A segunda edição do festival acontece no Espaço Cultural Renato Russo, de 13 a 15 de março de 2020.

 

*Estagiária sob supervisão de Jéssica Gonçalves

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo