Expedição marítima difundiu a fotografia no século 19 e registrou primeiras fotos do Rio de Janeiro

No século XIX

Publicado em 26/01/2020 - 15:17 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Os 180 anos da realização das primeiras fotografias do Rio de Janeiro acabam de virar tema de uma pesquisa histórica. Para celebrar a data, o livro "O Oriental-Hydrographe e a fotografia", lançado neste mês, conta a história de uma expedição marítima intercontinental que contribuiu para a difusão da fotografia no século XIX.

 

A publicação relata o percurso do navio-escola francês Oriental-Hydrographe, que partiu da França, em 1839. O navio tinha um aparelho de daguerreotipia, o primeiro processo fotográfico anunciado ao grande público. A historiadora e pesquisadora carioca Maria Inez Turazzi, autora do livro, explica que além de fotos raras, a obra também faz um retrato da vida política e cultural do Rio no século XIX.

 

A expedição passou por nações como Portugal, Senegal, Brasil e Uruguai, naufragando em águas chilenas, em junho de 1840, sem deixar vítimas.. Ao longo do trajeto, nos países em que paravam, os viajantes iniciaram um movimento de disseminação da invenção pelo globo.

 

No Brasil, a expedição passou primeiro por Recife e Salvador, até aportar no Rio em janeiro de 1840. Foram feitas demonstrações públicas onde hoje é a Praça XV, no centro da capital. A primeira ação gerou repercussão nos jornais da época e foi repetida dias depois para o então jovem Pedro II, futuro imperador do país.

 

A expedição reforça o pioneirismo da viagem na difusão da fotografia. Segundo a autora, entre as fotos produzidas pela expedição destacam-se as demonstrações no Brasil e no Uruguai, um legado para o patrimônio cultural latino-americano e a cultura visual do nosso tempo.

 

A publicação é ilustrada por 160 imagens, desenhos, pinturas, mapas e algumas das primeiras fotografias dos anos 1830-1840.

 

O livro "O Oriental-Hydrographe e a fotografia" está disponível em versão on-line na plataforma ISSUU.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo