Projeto no Distrito Federal abre inscrições para levar estudantes ao cinema

Distrito Federal

Publicado em 03/02/2020 - 21:24 Por Gésio Passos - Brasília

Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal podem ter a oportunidade de ir pela primeira vez ao cinema. O projeto “A Escola no Cinema” abriu inscrições para a segunda edição.


Os filmes são todos nacionais e foram escolhidos a partir das faixas etárias dos alunos. Este ano serão exibidos Peixonauta, Gemine 8, Tainá 3, Tito e os Pássaros e o Outro Lado do Paraíso. As sessões começam com a exibição de um curta metragem.


As crianças e adolescentes serão levados em ônibus para o Cine Liberty Mall, local das exibições, com direito a pipoca e lanche.


Ana Claudia Costa, professora do CEF 504 de Samambaia, conta como foi a experiência do projeto no ano passado.


“Quando eu fiquei sabendo do projeto, fiquei louca para levar meus alunos, louca para participar, porque é uma grande oportunidade de inclusão cultural, especialmente para alunos da periferia, que não têm a oportunidade de frequentar uma sala de cinema, de teatro. Sem contar que foi um dia de grande interação entre nós, os alunos ficaram muito felizes. E isso gerou um monte de aulas muito bacanas, com muita conversa e debate a respeito dos temas sugeridos”.

 

Os professores recebem um guia pedagógico para que possam discutir os filmes em sala de aula, como explica Cléria Maria Costa, coordenadora pedagógica do projeto.

 

“As atividades visam dar enfoque a uma educação que preserve o meio ambiente, bons costumes, aceitação das diferenças, empatia ao se colocar no lugar do outro. Então ele trabalha essas questões educacionais muito importantes para a formação dos alunos”.

 

O projeto é desenvolvido pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, foi aprovado pela Secretaria de Cultura do DF e tem recursos garantidos por emenda parlamentar.

 

São 6.030 vagas para alunos do ensino infantil, fundamental e médio de todas as regiões administrativas.

 

Para participar, professores ou diretores das escolas públicas devem se inscrever no site www.aescolanocinema.com.br/2020. 15% das vagas são reservadas para escolas na área rural e do ensino especial.

 

As inscrições podem ser feitas até primeiro de março. Mas tem que correr, já que as vagas são por ordem de inscrição.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo