Sessenta anos, 60 carnavais: folia também é tradição em Brasília

Publicado em 24/02/2020 - 13:10 Por Victor Ribeiro - Brasília

O carnaval toma as ruas do Distrito Federal desde antes da inauguração de Brasília. Os primeiros foliões do quadradinho se reuniam na Travessa Dom Bosco, na então Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. É verdade que pouca gente se fantasiava, mas é porque o foco era na construção da nova capital.


Como Brasília foi inaugurada em abril de 1960, oficialmente o primeiro Carnaval da capital foi em 1961, com bailes em clubes no Núcleo Bandeirante e no Plano Piloto. No dia 21 outubro daquele ano, surgiu a primeira e mais premiada escola de samba do Carnaval de Brasília, a Aruc, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro. Dos 48 desfiles oficiais em que participou, a Aruc venceu 31.


Duas curiosidades: os fundadores da Aruc eram cariocas e, na época, o Cruzeiro não tinha esse nome - era o Bairro do Gavião. No ano seguinte, 1962, desfilaram pela avenida W3 Sul a Aruc e outras três escolas: Unidos de Sobradinho, Brasil Moreno e Alvorada em Ritmo.


Da W3 Sul, o desfile foi para a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, depois para a região central de Brasília, avenida Comercial de Taguatinga, Eixão Sul e para a Passarela da Alegria - ou Caldeirão da Folia -, atrás da Torre de TV. De 2005 a 2011, a passarela do samba foi o Ceilambódromo. Depois, o estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, onde a festa ocorreu até 2014. Por falta de verbas, as escolas de samba deixaram de fazer Carnaval em Brasília.

 

* Na reportagem de amanhã, Victor Ribeiro conta sobre o carnaval de rua de Brasília.

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS: governador reconhece dificuldade de resgate e faz apelo

Eduardo Leite alertou as pessoas em áreas de risco que saiam de suas casas e busquem locais seguros.

Baixar arquivo
Geral

Saiba o esquema de segurança do Concurso Nacional Unificado

As provas serão no domingo (5). Pela manhã, os portões abrem às 7h30, com prova objetiva de conhecimentos gerais e a redação. À tarde, a entrada é às 13h, com provas de conhecimentos específicos para nível superior, e conhecimentos gerais para o nível médio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Violência física lidera violações contra pessoas em situação de rua

As denúncias foram recebidas pelo Disque 100, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Um melhor treinamento para as polícias, além da oferta de abrigos, são apontados como fundamentais no combate à violação dos direitos das pessoas em situação de rua. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Rádio Nacional transmite Flamengo x Amazonas

Devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a partida entre Internacional x Juventude foi adiada para o dia 10 de maio.

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco será investigada por homicídio culposo

A mulher já estava sendo investigada por vilipêndio de cadáver e tentativa de furto mediante fraude. A defesa entrou com pedido de conversão da prisão para domiciliar e para que a cliente responda ao processo em liberdade.

Baixar arquivo
Geral

Rio receberá reforço de 1,5 mil policiais civis para show da Madonna

Uma base temporária da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente irá funcionar na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, em Copacabana. Também serão montados postos da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e da Delegacia de Atendimento à Mulher, na Gávea.

Baixar arquivo