Tesourinhas e Agulhinhas conectam as ruas de Brasília às quadras comerciais

Brasília 60 Anos

Publicado em 18/02/2020 - 15:07 Por Victor Ribeiro - Brasília

Brasília foi pensada para que, além da área administrativa, as pessoas pudessem circular livremente entre comércio e residências. E que esse deslocamento fosse rápido.

 

Então, quando alguém entra ou sai do Eixão ou do Eixinho, usa dois dos nossos patrimônios para chegar aos blocos comerciais das superquadras.


Que patrimônios são esses?

 

As tesourinhas e agulhinhas.

 

Isso evita que a cidade tenha ainda mais semáforos.

 

Tudo bem que, dependendo do horário, a gente gasta um bom tempo nesses acessos, mas com paciência e educação o trânsito flui muito melhor.


Nas superquadras que formam o Plano Piloto, os comércios se organizam em ruas - e dão nomes a elas. Nas 100 e nas 200, que ficam mais perto do Eixão - as 100 para cima, a oeste, e as 200 para baixo, a leste -, o comércio se organiza da ímpar para a par. Por exemplo: as comerciais da 103/104 Sul ou da 215/216 Norte.


Nas quadras de trás, as 300 - a oeste, para cima - e as 400 - a leste, para baixo -, a ordem muda e a contagem é da par para a ímpar.

 

Por isso, temos os comércios da 306/307 Norte e da 412/413 Sul. Essa organização faz com que o comércio mais próximo esteja sempre perto, na ponta da quadra residencial.


Com o tempo, algumas comerciais começaram a reunir um grande conjunto de lojas semelhantes e se tornaram quadras temáticas.

 

A 207/208 Norte é a Quadra da Informática. A 101 e a 301 Sul formam a Quadra das Farmácias. Na 314/315 Norte, tem salão de cabeleireiro para todos os gostos.

 

A 404/405 Sul é a Quadra dos Restaurantes. E a 308/309 Sul, a quadra das torcidas de futebol.

 

É claro que existem lojas de computador, drogarias, salões, restaurantes e roupas esportivas em outras quadras comerciais, mas essas são as nossas referências.

 

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo