Conheça a Brasília dos palácios e seus legados culturais

Especial

Publicado em 04/03/2020 - 16:00 Por Victor Ribeiro - Brasília

Brasília é reconhecida, desde a inauguração, pelos traços ousados de alguns de seus principais prédios públicos. Os palácios que recebem os chefes dos Poderes da República ficam em torno da Praça dos Três Poderes, onde mantêm a mesma distância entre si.


Foi a maneira que o arquiteto Oscar Niemeyer encontrou para dizer às futuras gerações que o país precisa de equilíbrio e convivência harmônica entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.


Além da questão política, Niemeyer já imaginava que os palácios seriam legados culturais para Brasília. Se você reparar, os prédios dos Palácios do Planalto, da Alvorada, da Justiça e o Itamaraty parecem flutuar, assim como o Supremo Tribunal Federal e as cúpulas do Congresso Nacional.


Oscar Niemeyer não abriu mão da beleza quando desenhou os prédios que se tornaram cartões-postais da capital.

 

O Palácio do Planalto, onde fica o gabinete do presidente da República, passou por uma grande reforma no fim da década passada, sob supervisão do próprio Oscar Niemeyer. O objetivo foi reconstituir o ambiente da época da inauguração de Brasília. Uma curiosidade é que, inicialmente, o gabinete do presidente ficava no terceiro andar, de frente para a Praça dos Três Poderes. Depois, mudou para uma sala voltada para os fundos, ainda no terceiro andar.

 

Outra curiosidade é que o pequeno lago que separa o Planalto da Praça dos Três Poderes não só foi construído nos anos 90. E os três salões onde ocorrem as cerimônias ou pronunciamentos oficiais ficam no segundo andar. Foi lá, no salão nobre do Palácio do Planalto, que, em dezembro de 2012, o corpo de Oscar Niemeyer foi velado.


Já o Palácio da Alvorada, onde moram os presidentes, foi um dos primeiros prédios construídos em Brasília, junto com o aeroporto e o Hotel Brasília Palace.

 

O presidente Juscelino Kubistchek queria que outras autoridades vissem àquele grande canteiro de obras do alto, pousassem, visitassem a casa dele e tivessem onde se hospedar.

 

O Brasília Palace é um hotel projetado por Niemeyer e construído sobre pilotis, aquelas colunas que marcam os blocos residenciais das superquadras.


Na frente do Alvorada existe um grande gramado, sem grades. Um espelho d’água separa a rua do jardim da residência oficial que já recebeu 17 presidentes da República. Na entrada, chama a atenção uma parede folheada a ouro. Do lado de dentro, cômodos amplos, para que os presidentes pudessem viver com suas famílias e fazer reuniões de trabalho. Ao lado, uma capela.

 

Nos fundos, uma piscina. E, no subsolo, a garagem.

 

Passou por uma grande reforma em 2004, quando ganhou uma churrasqueira, e por uma outra, menor, em 2017.


 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo