Da construção de madeira até os dias atuais, aeroporto de Brasília recebe um voo a cada 53 segundos

Brasília 60 Anos

Publicado em 09/03/2020 - 12:36 Por Victor Ribeiro - Brasília

Quando Juscelino Kubitschek decidiu construir Brasília, determinou que a nova capital precisava, com urgência, de três estruturas: para o presidente, a residência oficial; para os visitantes, um hotel e um aeroporto.


O Hotel Brasília Palace e a residência oficial, o Palácio da Alvorada, foram construídos em concreto. Já o aeroporto e a residência provisória, o Palácio do Catetinho, eram de madeira.


A construção do Aeroporto de Brasília começou no dia 6 de novembro de 1956, no local onde hoje fica o Terminal 2, aquele menor. No dia 2 de abril de 57, recebeu o primeiro voo, que trazia o presidente JK à nova capital. E, no dia 3 de maio, começou oficialmente a funcionar com o primeiro voo comercial da companhia Pan American para Nova Iorque.


Ao longo daquele ano, várias rotas foram inauguradas. Nos três primeiros meses de 1958, o Aeroporto de Brasília recebeu 268 pousos e decolagens.

 

Para comparar, somente no mês de janeiro deste ano, o terminal recebeu 12.328 voos - 46 vezes o volume de movimentação daquele trimestre.


O aeroporto de madeira funcionou até o começo dos anos 70. Em 1971, o aeroporto mudou para o local onde hoje é o terminal 1, o principal.


Hoje, o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek é o terceiro maior do país, em movimentação de passageiros internacionais. Ao longo do ano passado, recebeu mais de 16 milhões de passageiros, em 14 mil voos.


Durante um tempo, o aeroporto chegou a operar com duas pistas que funcionavam simultaneamente, mas, por questões de segurança, não faz mais isso. Mesmo assim, tem capacidade de receber um voo a cada 53 segundos. E é o terceiro mais pontual do mundo.


Em 2012, o Aeroporto Internacional de Brasília foi privatizado e passou por uma grande reforma para atender à demanda de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014.

 

Com a ampliação, alguns passageiros chegam a percorrer um quilômetro até o portão de embarque.

 

Com colaboração de Ana Pimenta, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo