Unidade de Vizinhança: quadra de Brasília implementa projeto e vira ponto turístico

Unidade de Vizinhança

Publicado em 03/03/2020 - 15:23 Por Victor Ribeiro - Brasília

No planejamento original de Brasília, as quadras residenciais integrariam estruturas de esporte e lazer, para incentivar a convivência entre os moradores.

 

Todo esse conjunto é chamado de unidade de vizinhança. Mas a ideia só vingou mesmo na região da superquadra modelo, a 308 Sul.


O prefeito comunitário da 308 Sul, Fernando Bassit, destaca tudo o que a unidade de vizinhança da quadra oferece e lamenta que as demais quadras não tenham conseguido seguir o modelo.

 

Ao longo das Asas Norte e Sul temos 120 superquadras, que se agrupam, de 4 em 4, em unidades de vizinhança.

 

No planejamento original de Brasília, cada uma dessas unidades deveria ser formada por duas quadras “de baixo” e duas “de cima”.


Por exemplo: a 107 com a 108 Sul, que ficam lado a lado, e a 307 com a 308 Sul, que ficam logo acima.

 

Além dos blocos residenciais, também fazem parte das unidades de vizinhança os blocos comerciais de cada quadra e os locais de convivência.


É por causa dessa organização que alguns trechos das vias W1, que passam entre as quadras 100 e 300, e L1, entre as 200 e as 400, são fechados.


Agora, quando você passar pelas superquadras, repare bem ao redor e veja quanta coisa cabe em uma unidade de vizinhança.

 

Com produção de Renato Lima, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

Últimas notícias
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Saúde

Maranhão registra primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente, um homem de 42 anos, com comorbidades, está internado com quadro clínico estável.

Baixar arquivo
Economia

IBGE prevê safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

O Brasil deve produzir, em julho, 263 milhões e 400 mil toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Um recorde! A estimativa está no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo