Festa Literária das Periferias abre inscrições para debates em homenagem a Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus é homenageada

Publicado em 22/04/2020 - 16:46 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

A Flup, Festa Literária das Periferias, abriu, no último dia 20, inscrições para um processo de formação dedicado à obra de Carolina Maria de Jesus, em particular ao livro Quarto de Despejo, cujo lançamento completará 60 anos no próximo mês de agosto.


Esta Flup Pensa, denominada "Uma revolução chamada Carolina", será a primeira em formato online. Um dos criadores e curador da Flup, Júlio Ludemir, explica porque escolheram homenagear Carolina de Jesus nesta edição da festa.


“Esse ano nós vamos dedica-lo à Carolina Maria de Jesus, a mais popular escritora negra da história do Brasil e a primeira mulher negra na história do mundo a fazer sucesso com um livro. Ela fez sucesso em escala mundial com o livro Quarto de Despejo, cujo lançamento está comemorando agora 60 anos. Precisamente no dia 19 de agosto”.


Júlio explica como se dará esta homenagem.


“Para homenagear esse marco da literatura brasileira, nós criamos um ciclo de debates inspirado no universo da Carolina Maria de Jesus. Esses debates começam no dia 12 de maio e vão até o dia 19 de agosto. A gente vai dialogar com o universo dela – por exemplo, moradia popular, mulheres negras falando das famílias monoparentais, arquitetura negra, trabalho de uma perspectiva popular, de empregadas domésticas e catadoras de lixo”.


Júlio explica que intenção a organização da Flup tem para o livro que será lançado a partir do evento.


“A gente tem o desejo de incluir nesse livro inclusive mulheres que falam português e que não sejam exatamente brasileiras. Ficaríamos encantados de acolher um texto de uma Carolina moçambicana, guineense, angolana”.


Júlio dá maiores detalhes sobre a homenagem a Carolina de Jesus.


“Agora o nosso desejo é reescrever o Quarto de Despejo usando as vozes de mulheres negras que falam português onde quer que exista uma mulher negra falando português. Essa coisa ecológica, ambiental que existe no catador de lixo vai permear nossa homenagem à Carolina Maria de Jesus”.


Nessa edição da FLUP, as inscrições serão restritas a mulheres autodeclaradas negras, maiores de 16 anos e que escrevam em língua portuguesa. Os formulários estarão disponíveis nas redes sociais da Flup – Instagram, Twitter e Facebook – até o dia 30 de abril.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo