Cena do rock de Brasília nasce no ambiente universitário e explode nas ondas do rádio em todo Brasil

Rock de Brasília

Publicado em 01/05/2020 - 20:25 Por Victor Ribeiro - Brasília

O rock chegou a Brasília logo depois da inauguração da cidade. Nos anos 70, a cena se organizou no ambiente universitário, com a chamada Turma da Colina - sobre a qual já falamos em uma reportagem anterior.

 

A principal banda da Turma da Colina foi o Aborto Elétrico. Criada no fim dos anos 70 e que deu origem à Legião Urbana, à Plebe Rude e ao Capital Inicial. Em 1994, Renato Russo contou à MTV como a influência das bandas punk da Inglaterra influenciou a formação da banda junto com Felipe Lemos, que depois foi para o Capital, e o guitarrista André Pretorius.

 

Antes da fama, as bandas ensaiavam em um estúdio montado em uma sala comercial do Brasília Rádio Center, que foi inaugurado em 1979, no Setor de Rádio e TV Norte, bem perto da rodoviária e da Torre de TV.

 

Ainda hoje a Legião é o grande símbolo do rock de Brasília. Mas a primeira a conseguir show fora da cidade foi a Plebe Rude, em Patos de Minas, em 1982. No ano seguinte, o Capital foi a primeira a tocar em São Paulo e os Paralamas do Sucesso, que se mudaram para o Rio de Janeiro no fim dos anos 70, foi quem apresentou as bandas daqui às gravadoras e as emissoras de rádio e TV mais influentes do país.

 

Em depoimento ao cineasta Vladimir Carvalho, no documentário “Rock Brasília - Era de ouro”, o jornalista Carlos Marcelo resumiu como foi o rock na cidade nos anos 80.

 

E foi no auge do sucesso que o show da Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha se transformou em uma tragédia, no dia 18 de junho de 1988. A confusão começou horas antes dos shows, ainda no deslocamento do público. Dezenas de ônibus foram depredados. No estádio, mais confusão na entrada e, lá dentro, a Legião atrasou duas horas para subir ao palco.

 

Depois de brigas na plateia e de um fã segurar Renato Russo pelo pescoço em cima do palco, o vocalista passou a ser irônico com os seguranças e com o público, que começou a arremessar bombinhas no palco. Depois de uma hora de show, a banda deixou o palco e as luzes passaram um bom tempo apagadas. Em um especial da Rádio Cultura FM, em 2018, o apresentador Marcos Pinheiro contou o desfecho daquele show, que completava 30 anos.

 

A Legião, com Renato Russo, nunca mais tocou em Brasília. Em 2013, o Mané Garrincha, já reformado, recebeu uma homenagem em que, por meio de um holograma, Renato Russo se reconciliou com os fãs em Brasília. Em 2016, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá voltaram a tocar na capital, com a turnê de 30 anos da banda.

 

Em 2009, a Plebe Rude gravou um show ao vivo na Ermida Dom Bosco, para comemorar seus 25 anos. E, em 2008, o Capital Inicial lotou a Esplanada dos Ministérios com um show histórico nos 48 anos de Brasília.

 

E o rock virou filme. Além do documentário de Vladimir Carvalho, em 2013 “Faroeste Caboclo” chegou aos cinemas e, em breve, será a vez de assistirmos à história do casal mais famoso da capital. “Eduardo e Mônica” deveria estrear no dia 11 de junho deste ano, mas aí veio a pandemia e o lançamento agora está como todos nós, aguardando tudo isso passar.

 

O rock brasiliense mudou nos anos 90 e 2000. É o assunto da próxima reportagem.

 

 

* Com produção de Wesley Braga

**  Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo