Cena do rock de Brasília nasce no ambiente universitário e explode nas ondas do rádio em todo Brasil

Rock de Brasília

Publicado em 01/05/2020 - 20:25 Por Victor Ribeiro - Brasília

O rock chegou a Brasília logo depois da inauguração da cidade. Nos anos 70, a cena se organizou no ambiente universitário, com a chamada Turma da Colina - sobre a qual já falamos em uma reportagem anterior.

 

A principal banda da Turma da Colina foi o Aborto Elétrico. Criada no fim dos anos 70 e que deu origem à Legião Urbana, à Plebe Rude e ao Capital Inicial. Em 1994, Renato Russo contou à MTV como a influência das bandas punk da Inglaterra influenciou a formação da banda junto com Felipe Lemos, que depois foi para o Capital, e o guitarrista André Pretorius.

 

Antes da fama, as bandas ensaiavam em um estúdio montado em uma sala comercial do Brasília Rádio Center, que foi inaugurado em 1979, no Setor de Rádio e TV Norte, bem perto da rodoviária e da Torre de TV.

 

Ainda hoje a Legião é o grande símbolo do rock de Brasília. Mas a primeira a conseguir show fora da cidade foi a Plebe Rude, em Patos de Minas, em 1982. No ano seguinte, o Capital foi a primeira a tocar em São Paulo e os Paralamas do Sucesso, que se mudaram para o Rio de Janeiro no fim dos anos 70, foi quem apresentou as bandas daqui às gravadoras e as emissoras de rádio e TV mais influentes do país.

 

Em depoimento ao cineasta Vladimir Carvalho, no documentário “Rock Brasília - Era de ouro”, o jornalista Carlos Marcelo resumiu como foi o rock na cidade nos anos 80.

 

E foi no auge do sucesso que o show da Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha se transformou em uma tragédia, no dia 18 de junho de 1988. A confusão começou horas antes dos shows, ainda no deslocamento do público. Dezenas de ônibus foram depredados. No estádio, mais confusão na entrada e, lá dentro, a Legião atrasou duas horas para subir ao palco.

 

Depois de brigas na plateia e de um fã segurar Renato Russo pelo pescoço em cima do palco, o vocalista passou a ser irônico com os seguranças e com o público, que começou a arremessar bombinhas no palco. Depois de uma hora de show, a banda deixou o palco e as luzes passaram um bom tempo apagadas. Em um especial da Rádio Cultura FM, em 2018, o apresentador Marcos Pinheiro contou o desfecho daquele show, que completava 30 anos.

 

A Legião, com Renato Russo, nunca mais tocou em Brasília. Em 2013, o Mané Garrincha, já reformado, recebeu uma homenagem em que, por meio de um holograma, Renato Russo se reconciliou com os fãs em Brasília. Em 2016, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá voltaram a tocar na capital, com a turnê de 30 anos da banda.

 

Em 2009, a Plebe Rude gravou um show ao vivo na Ermida Dom Bosco, para comemorar seus 25 anos. E, em 2008, o Capital Inicial lotou a Esplanada dos Ministérios com um show histórico nos 48 anos de Brasília.

 

E o rock virou filme. Além do documentário de Vladimir Carvalho, em 2013 “Faroeste Caboclo” chegou aos cinemas e, em breve, será a vez de assistirmos à história do casal mais famoso da capital. “Eduardo e Mônica” deveria estrear no dia 11 de junho deste ano, mas aí veio a pandemia e o lançamento agora está como todos nós, aguardando tudo isso passar.

 

O rock brasiliense mudou nos anos 90 e 2000. É o assunto da próxima reportagem.

 

 

* Com produção de Wesley Braga

**  Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Câmara aprova desestatização da Eletrobras

O texto-base da medida foi aprovado por 258 votos a 136. A medida já havia sido aprovada pela Câmara, mas sofreu alterações no Senado na semana passada e, por isso, precisou passar por nova votação dos deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga diz que adultos serão vacinados até setembro

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu nesta segunda-feira vacinar toda população adulta contra o coronavírus com pelo menos uma dose até setembro. Nesta segunda-feira chegou a 501 mil o número de mortos pela covid -19.

Baixar arquivo
Política

Ministros do TSE esclarecem segurança da urna eletrônica a deputados

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral receberam durante a tarde um grupo de deputados federais que fazem parte da comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. Eles conheceram detalhes do sistema de votação eletrônica.

Baixar arquivo
Saúde

Grávidas e puérperas já podem ser vacinadas no DF contra a covid-19

As grávidas e as mulheres que ainda estão no período de resguardo pós parto, de 45 dias -  as puérperas - já podem ser vacinadas no Distrito Federal contra a covd-19. Mas é preciso se cadastrar no sistema de agendamento da Secretaria de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos

Pesquisa aponta que este ano vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos pela covid-19 no Brasil. Os cálculos,indicam que sem a vacinação, a tendência era que em 2021, nos seis primeiros meses, o número de mortes de idosos com mais 70 anos ultrapassaria os 90 mil.

Baixar arquivo
Geral

Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade.

Baixar arquivo