Sem fogueira e quadrilha junina, lives agitam as noites de São João em Campina Grande e Caruaru

Campina Grande e Caruaru

Publicado em 22/06/2020 - 13:50 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Saem de cena a fogueira, a quadrilha junina e as barraquinhas de comidas típicas e entram, no lugar, as lives com artistas que costumam agitar as noites de São João. Não parece, mas nesta terça-feira (23) é a véspera do dia de São João, feriado em todo o Nordeste. Se não fosse a pandemia do novo coronavírus, teríamos milhares de pessoas a caminho dos principais polos da festa, entre eles, Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba.

 

Com o São João cancelado, o jeito é dançar um forró dentro de casa. A prefeitura de Campina Grande promove apresentações ao vivo de artistas consagrados do são João paraibano, como destacou a secretária de desenvolvimento econômico do município, Rosália Lucas.

 

As transmissões online serão nesta terça-feira )23), véspera do feriado de São João no Nordeste, e também na quarta-feira (24) e no sábado (27), sempre a partir das cinco horas da tarde. Os próprios artistas também promovem apresentações online para arrecadar recursos já que não há mais shows neste São João.

 

A assistente social Cristina Santa Cruz tem uma casa próxima ao Parque do Povo, onde ocorriam as festividades em Campina Grande. Ela costumava receber a família durante todo o mês de junho para curtir os 30 dias de festa. Neste ano, ela não recebeu ninguém e vai acompanhar o São João só pela internet.

 

Estima-se que o São João só em Campina Grande movimenta R$300 milhões. Em 2019, mais de R$1,8 milhão pessoas passaram pela cidade para curtir o São João. Neste ano, até mesmo as fogueiras foram proibidas no estado para evitar aglomerações.

 

As tradicionais quadrilhas juninas também precisaram suspender as apresentações e, com elas, toda uma economia é paralisada. O produtor de festivais de quadrilhas, Lima Filho, revela que o setor está de luto por causa da pandemia.

 

Em Caruaru, outro polo das festividades juninas, a prefeitura lançou o portal saojoaocaruarusolidario.com.br para recolher doações. Os recursos serão destinados para os cerca de 12 mil trabalhadores que fazem parte da cadeia produtiva do São João só em Caruaru.

 

* Áudio substituído às 9h42 de 23/06/20 para incluir versão sonorizada

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo