Profissionais do audiovisual do RJ pedem desbloqueio de recursos para ajudar o setor na pandemia

Audiovisual

Publicado em 03/08/2020 - 20:41 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Cerca de 40 representantes do setor audiovisual construíram uma articulação para cobrar políticas públicas de fomento ao setor.

 

Eles denunciam que o repasse da Lei Aldir Blanc, que deveria ter sido feito no último dia 25, não aconteceu, e esperam que a aprovação da medida provisória que estabelece a forma de repasse pela União dos valores a serem aplicados pelos poderes executivos locais em ações emergenciais de apoio ao setor possa auxiliar na retomada das atividades.

 

Os representantes se reuniram também recentemente com o superintendente de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro,  Vinicius Azevedo.

 

Os profissionais destacaram como ação necessária em caráter de urgência o desbloqueio dos recursos vindos diretamente da Secretaria, de R$ 5 milhões, que já estavam destinados à criação de editais para o segmento em 2020, mas foram bloqueados por conta da pandemia.

 

O diretor executivo da Quiprocó Filmes, responsável pela iniciativa, Fernando Souza,  dá detalhes do documento apresentado na ocasião para a Secretaria de Estado de Cultura, no qual pede providências para o setor.

 

Uma das definições do encontro foi a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a implementação das políticas e dos recursos da Lei Aldir Blanc.

 

Procurada para dar  informações sobre  as políticas que estão sendo pensadas para ajudar o setor audiovisual, que passa por uma grave crise na pandemia do novo coronavírus, a   Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro não deu resposta até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo