Princesa Leopoldina, a articuladora da independência do Brasil

Conheça a esposa de dom Pedro I, uma verdadeira política e diplomata

Publicado em quarta-feira, 9 Setembro, 2020 - 14:23 Por Deise Machado - São Paulo

Na zona oeste da capital paulista, Leopoldina é nome de bairro, avenida e estação de trem por onde passam, todos os dias, milhares de pessoas. Mas será que elas sabem quem foi essa mulher? Conhecem o papel dela para a independência do Brasil?

Abordado pela reportagem na Avenida Leopoldina, o ferramenteiro Yves Nicolas Perjessi balançou:

Sonora: “O que eu sei é que essa avenida é uma avenida principal aqui da Vila Leopoldina, uma figura importante do Brasil Império, né? […] A imperatriz Leopoldina foi... Era a mulher do dom Pedro, né?”

Sim, primeira esposa de Dom Pedro I, uma jovem aristocrata da Áustria, que desembarca no Brasil aos 20 anos, para um casamento arranjado e envolto em expectativas. Quem nos conta é a historiadora Mary Del Priore.

Sonora: “A Leopoldina que chega aqui no dia 6 de novembro de 1817 vai ser recebida efusivamente pelo sogro, dom João VI, que adora essa nora porque ela representa o que há de mais excelente em termos de sangue azul, de nobreza na Europa nesse momento”.

Culta, poliglota, amante da música e da ciência, Leopoldina era também hábil diplomata e política. Cinco anos depois de sua chegada, tais qualidades foram determinantes para que ela interpretasse o momento e articulasse a separação do Brasil de Portugal. Marcos Damigo dirigiu a peça Leopoldina, vida e morte e afirma:

Sonora: “A independência do Brasil que ela, de uma certa maneira, banca, veio antes do dom Pedro, e ela faz isso à revelia do pai. Então, para uma mulher do começo do século 19, é muito impressionante, a coragem que ela teve. E esse lugar, é de uma transgressão heroica”.

Transgressão, que surge da necessidade de cumprir aquele que era o dever de todas as monarcas da época, explica Del Priore.

Sonora: “A Leopoldina tem a maior preocupação que seus filhos herdem uma coroa, herdem um império. Esse é o papel das rainhas, zelar pela coroa da sua progenitura. Então, é isso que entra na mira dela. E é por isso que ela vai, de alguma maneira, participar...”.

Assinada a independência, a imperatriz Leopoldina segue atuante, agora para que o Império seja reconhecido.

Sonora: “A questão toda é que ela vai participar com dom Pedro, depois do Sete de Setembro, de um papel importantíssimo, tentando convencer o grande ministro austríaco Matternich, e também o seu pai, de aceitar a independência do Brasil. E a Leopoldina por falar línguas, alemão, francês, inglês é que vai fazer a mediação entre esse jovem imperador e as forças armadas que estão se organizando.”

Leopoldina, mulher de dom Pedro, mas também pesquisadora, política, diplomata. Articuladora da independência do Brasil. Uma mulher que a história se ocupa cada vez mais em resgatar.

Sonora: “Quem sabe ainda nos arquivos austríacos nós possamos encontrar os arquivos diplomáticos, enfim, nos museus, nós possamos encontrar outros rastros dessa princesa que parecia tão discreta e que, agora, nós estamos vendo sob outra chave.”

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo