Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 84 anos

Testemunha da história, a emissora uniu o país em uma só frequência

Publicado em 12/09/2020 - 08:00 Por Lgia Souto - Rio de Janeiro

Presente na memória afetiva de muitos brasileiros, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro entrava no ar pela primeira vez no dia 12 de setembro de 1936. Eram nove horas da noite, quando o radialista Celso Guimarães inaugurou a transmissão, ao som de “Luar do Sertão”.

Do alto do edifício A Noite, primeiro arranha céu da América Latina, na Praça Mauá, a emissora ganhou importância a partir de 1940, quando foi incorporada à União pelo governo Getúlio Vargas. E, ao longo dos anos, se firmou como um fenômeno da cultura brasileira.

Parte do sucesso alcançado na época de ouro do rádio foi resultado de uma programação que informava, entretia e emocionava.

Talvez por isso, tenha conquistado ouvintes fiéis, como a dona Edna Jardim Torres, de 88 anos.

A popularidade ficou ainda maior depois da estreia das rádio novelas, que marcaram época. A primeira delas, em 1941, foi "Em Busca da Felicidade".

E já como a maior audiência do país, revolucionou o radiojornalismo com o famoso Repórter Esso. Na voz do jornalista Heron Domingues, o programa ganhou credibilidade e noticiou fatos históricos do Brasil e do mundo.

O caminho trilhado pela Rádio Nacional também foi diretamente influenciado pelas transmissões esportivas de momentos emocionantes, como o gol da vitória do Brasil na final da Copa do mundo de 1958.

A emissora ainda fez história com os programas de auditório, que atraiam multidões.

E depois tantos anos no ar, com mudanças e atualizações no formato e na programação, a Nacional segue conquistando novos ouvintes, como o professor e historiador Leandro Silveira, de 37 anos.

Com toda essa bagagem, a Nacional fez escola, inspirando de maneira decisiva a programação de rádios e canais de televisão, como lembra o radialista Cirilo Reis, que apresenta o Musishow, desde 1980. E com tantos anos de casa, é dele, também, a honra dos parabéns desse ano.

Testemunha da história, a Rádio Nacional cantou, encantou e uniu todo o país em uma só frequência.

E no alto dos seus 84 anos, agora instalada no bairro da Lapa, a emissora da Empresa Brasil de Comunicação resiste, com o importante papel de dar voz a população.

Com sonorização de Eduardo Monteiro

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Defensoria tenta libertar jovem preso no RJ por reconhecimento facial

Rapaz negro é acusado de roubo e chegou a ser absolvido na primeira instância, em razão da fragilidade da prova

Baixar arquivo
Economia

Consumidores devem ficar atentos ao custo do frete na Black Friday

As promoções são o chamariz da Black Friday. Mas digitar o CEP e ver o preço do frete e tempo de entrega pode desestimular muita gente.

Além de preços baixos, os consumidores também querem receber o produto com agilidade e sem precisar pagar demais por isso.

Baixar arquivo
Economia

Banco Mundial aprova empréstimo de US$ 1 bilhão para o Brasil

São recursos do Projeto de Apoio à Renda para os Pobres Afetados pela Covid-19. A ideia é ampliar o Bolsa Família e incluir 3 milhões de pessoas no programa de transferência de renda. O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que o governo estuda o uso desse empréstimo.

Baixar arquivo
Justiça

STF vai decidir se agrotóxicos podem continuar a ter isenção fiscal

O julgamento começou nessa sexta-feira e vai até dia 10 de novembro. Ele ocorre de forma virtual, por escrito. Até agora apenas o ministro Edson Fachin votou e a favor da cobrança. Ele citou diversos estudos que apontam para os riscos dos agrotóxicos para o meio ambiente e a saúde humana, e argumentou que o uso dessas substâncias não poderia ser incentivado pelo governo por meio de isenção fiscal.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: Total de desempregados chega a 13,8 milhões de junho a agosto

O número de desempregados no trimestre terminado em agosto chegou a 13,8 milhões pessoas, segundo os dados da Pnad Contínua divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IB

Baixar arquivo
Saúde

Defesa Civil interdita Bloco 1 do Hospital Federal de Bonsucesso

O prédio foi destruído por um incêndio da última terça-feira (27). Demais áreas do complexo hospitalar, na zona norte do Rio, estão liberadas

Baixar arquivo