Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 84 anos

Testemunha da história, a emissora uniu o país em uma só frequência

Publicado em 12/09/2020 - 08:00 Por Lgia Souto - Rio de Janeiro

Presente na memória afetiva de muitos brasileiros, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro entrava no ar pela primeira vez no dia 12 de setembro de 1936. Eram nove horas da noite, quando o radialista Celso Guimarães inaugurou a transmissão, ao som de “Luar do Sertão”.

Do alto do edifício A Noite, primeiro arranha céu da América Latina, na Praça Mauá, a emissora ganhou importância a partir de 1940, quando foi incorporada à União pelo governo Getúlio Vargas. E, ao longo dos anos, se firmou como um fenômeno da cultura brasileira.

Parte do sucesso alcançado na época de ouro do rádio foi resultado de uma programação que informava, entretia e emocionava.

Talvez por isso, tenha conquistado ouvintes fiéis, como a dona Edna Jardim Torres, de 88 anos.

A popularidade ficou ainda maior depois da estreia das rádio novelas, que marcaram época. A primeira delas, em 1941, foi "Em Busca da Felicidade".

E já como a maior audiência do país, revolucionou o radiojornalismo com o famoso Repórter Esso. Na voz do jornalista Heron Domingues, o programa ganhou credibilidade e noticiou fatos históricos do Brasil e do mundo.

O caminho trilhado pela Rádio Nacional também foi diretamente influenciado pelas transmissões esportivas de momentos emocionantes, como o gol da vitória do Brasil na final da Copa do mundo de 1958.

A emissora ainda fez história com os programas de auditório, que atraiam multidões.

E depois tantos anos no ar, com mudanças e atualizações no formato e na programação, a Nacional segue conquistando novos ouvintes, como o professor e historiador Leandro Silveira, de 37 anos.

Com toda essa bagagem, a Nacional fez escola, inspirando de maneira decisiva a programação de rádios e canais de televisão, como lembra o radialista Cirilo Reis, que apresenta o Musishow, desde 1980. E com tantos anos de casa, é dele, também, a honra dos parabéns desse ano.

Testemunha da história, a Rádio Nacional cantou, encantou e uniu todo o país em uma só frequência.

E no alto dos seus 84 anos, agora instalada no bairro da Lapa, a emissora da Empresa Brasil de Comunicação resiste, com o importante papel de dar voz a população.

Com sonorização de Eduardo Monteiro

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo