Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul começa hoje em formato on-line

Publicado em 21/10/2020 - 19:15 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O tradicional Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas chega à sua 13ª edição.

O evento é considerado um símbolo de resistência da identidade negra, além de incentivar o intercâmbio cultural Brasil-África. Para esta edição, foram selecionados 130 filmes - entre curtas, médias e longas-metragens

Organizado pelo Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul desde 2007, o encontro reúne, na capital fluminense, cineastas e amantes do cinema negro.

Este ano, o festival, como todas as atividades, também será impactado pela pandemia do novo coronavírus, e sua programação  acontecerá em ambiente virtual.

O evento conta com a participação de nomes importantes do audiovisual brasileiro, como a presidente do Comitê do Oscar 2021, a diretora Viviane Ferreira. A curadora do festival, Janaína Oliveira, ressalta a importância do encontro e da participação da mulher no audiovisual brasileiro.

A relação do cinema com suas trilhas sonoras é um dos destaques da programação, que acontece até o dia 30 deste mês.

O festival e toda a programação podem ser acompanhados pela plataforma Innsaei na Internet, e nas redes sociais do Centro Afro Carioca de Cinema.

Ator, cineasta, produtor e roteirista brasileiro, Zózimo Bulbul foi considerado um dos maiores expoentes da cinematografia afro-brasileira nas décadas de 60 e 70. Ele morreu em 2013, deixando importante legado também para o movimento negro no país.

Últimas notícias
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Congresso Mercado Global de Carbono fala da COP-27 em 2º dia de evento

O Congresso vai até esta sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, debatendo e apresentando projetos e estratégias com foco na sustentabilidade.

Baixar arquivo
Geral

Estudo indica que exercícios regulares não são afetados pela poluição

Manter a forma praticando exercícios regularmente, mesmo nos ambientes poluídos das grandes metrópoles, pode gerar mais benefícios do que malefícios, é o que diz um estudo da USP.

Baixar arquivo
Geral

Duas pessoas morreram nas ruas de São Paulo após recorde de frio

Nesta madrugada os termômetros chegaram a marcar 6,6ºC, a menor dos últimos 32 anos. A sensação térmica, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências, era de 2ºC.

Baixar arquivo
Geral

DF tem a menor temperatura registrada de sua história com 1,4ºC

Até então, a temperatura mais baixa havia sido registrada em julho de 1975, quando a capital federal registrou 1,6ºC, recorde que foi igualado nesta quinta-feira às 5h.

Baixar arquivo