O tradicional Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas chega à sua 13ª edição.
O evento é considerado um símbolo de resistência da identidade negra, além de incentivar o intercâmbio cultural Brasil-África. Para esta edição, foram selecionados 130 filmes - entre curtas, médias e longas-metragens
Organizado pelo Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul desde 2007, o encontro reúne, na capital fluminense, cineastas e amantes do cinema negro.
Este ano, o festival, como todas as atividades, também será impactado pela pandemia do novo coronavírus, e sua programação acontecerá em ambiente virtual.
O evento conta com a participação de nomes importantes do audiovisual brasileiro, como a presidente do Comitê do Oscar 2021, a diretora Viviane Ferreira. A curadora do festival, Janaína Oliveira, ressalta a importância do encontro e da participação da mulher no audiovisual brasileiro.
A relação do cinema com suas trilhas sonoras é um dos destaques da programação, que acontece até o dia 30 deste mês.
O festival e toda a programação podem ser acompanhados pela plataforma Innsaei na Internet, e nas redes sociais do Centro Afro Carioca de Cinema.
Ator, cineasta, produtor e roteirista brasileiro, Zózimo Bulbul foi considerado um dos maiores expoentes da cinematografia afro-brasileira nas décadas de 60 e 70. Ele morreu em 2013, deixando importante legado também para o movimento negro no país.