logo Radioagência Nacional
Cultura

Exposição faz homenagem ao documentarista Eduardo Coutinho

Baixar
Tatiana Alves
14/10/2020 - 17:36
Rio de Janeiro

Uma exposição sobre um dos mais importantes nomes do documentário no Brasil já pode ser vista no Rio de Janeiro. É a "Ocupação Eduardo Coutinho", que passeia pela obra do cineasta e jornalista.

A mostra fica em cartaz até fevereiro de 2021 no Instituto Moreira Salles Rio, na Gávea, zona sul da cidade.

Além do acervo pessoal de Coutinho, as cinematecas de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro também cederam trabalhos que estarão expostos.

A mostra, que já foi apresentada em 2019 em São Paulo, chega ao Rio com novidades. A gerente do Núcleo de Memória do Itaú Cultural, Tatiana Prado, que integra a curadoria.

A Ocupação traz ainda algumas das incursões de Eduardo Coutinho como ator na telona e no teatro.

Os visitantes ainda vão ter acesso à máquina de escrever do cineasta, à câmera principal das filmagens de Cabra Marcado para Morrer e à cadeira onde sentavam os seus entrevistados em filmes mais recentes, como Jogo de Cena.

“Últimas Conversas” foi o último filme produzido por Coutinho, que morreu durante as filmagens. O longa foi finalizado pela montadora Jordana Berg e pelo cineasta João Moreira Salles, e está disponível no site do Instituto Moreira Salles.

A entrada para a exposição é de graça, mas é preciso fazer um agendamento pela internet. O tempo máximo de permanência na casa é de uma hora, o mesmo tempo em que o visitante pode ficar nos jardins. É preciso usar máscara e seguir o protocolo sanitário de combate à covid-19.

O Instituto Moreira Salles abre para visitas de terça-feira a domingo.

x