logo Radioagência Nacional
Cultura

Ciclo de Cultura Tradicional de São Paulo está no ar com edição online

Filmes apresentam a cultura afro-brasileira, indígena, caipira e caiça
Baixar
Eliane Gonçalves
08/12/2020 - 16:21
São Paulo

Ediana Arruda coordena o grupo de samba de lenço de Piracicaba, no interior de São Paulo. A tradição que ela herdou do avô, foi registrada no documentário Elas Abriram o Caminho Dançado.

O filme apresenta outros ritmos que ganham forma no interior paulista, mas tem as raízes fincadas na cultura africana como o samba de bumbo e o batuque de umbigada.

Já no documentário Povos Indígenas do Oeste Paulista, a palavra fica com os Krenaks, Guaranis e Kaigangs, como a líder Apinã Lipo Pereira.

Os filmes têm origem na edição do ano passado do Ciclo de Cultura Tradicional de São Paulo. Desde 2014, o festival percorre o interior do estado promovendo encontros entre tradições que vão muito além da ideia do industrial e do urbano. Além das culturas afro-brasileiras e indígenas, também ganham espaço a cultura caipira herdada dos tropeiros. E os caiçaras do litoral do estado.

Na edição deste ano, o festival vai ser exclusivamente on-line e os documentários ganharam ainda mais importância. O coordenador de programação das Oficinas Culturais do governo do estado, Fernando Fado, explica.

O professor, pesquisador e integrante do Batuque de Umbigada de Piracicaba Antonio Filogenio acha que o evento é a oportunidade de espalhar cultura para mais pessoas.

O Ciclo de Cultura Tradicional de 2020 acontece até o dia 11 de dezembro. E os documentários ficam disponíveis no YouTube e no Facebook das Oficinas Culturais.

x